Educação

Publicado: Quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Alunos do CE Madre Teodora de Itu fazem Dança Circular em São Paulo

Evento é fruto de uma parceria com o SESC Consolação.

Crédito: itu.com.br Alunos do CE Madre Teodora de Itu fazem Dança Circular em São Paulo
Mais de 100 crianças de Itu e São Paulo participaram da atividade de Dança Circular no SESC Consolação.

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Cerca de 70 crianças de 7 a 11 anos do Centro Educacional Madre Teodora (Itu/SP) estiveram no dia 24 de novembro no SESC Consolação (São Paulo/SP) para uma atividade de Dança Circular com outras 35 crianças de 6 a 10 anos, integrantes do projeto Esporte Criança do SESC, que ocorre terças e quintas no período da manhã e tarde.

O evento “Dançacriança: expandindo as rodas das Danças Circulares no universo infanto-juvenil” teve como objetivo oferecer novas oportunidades para as crianças que já participam da atividade de Danças Circulares dançarem com outras crianças, porém de outras instituições e/ou cidades. “A ideia era oferecer de forma vivencial a percepção de que uma roda se conecta com outra, independente do espaço ou do tempo. Assim, amplia-se o sentimento de pertencimento, a troca de experiências, o repertório e a curiosidade para conhecer outras cidades e amigos. A noção de ser um cidadão do mundo vai se instalando desde cedo no universo infanto-juvenil” - explica Deborah Dubner, uma das idealizadoras do projeto.

As danças para as crianças foram focalizadas por Cecilia Marrara (SESC SP), Deborah Dubner (Itu), Michelle Sales (SESC SP) e Tati Capuzzo Tiziano (SESC SP).

Aproveitando o momento cultural de intercâmbio e aprendizagem, as crianças puderam assistir também a peça de teatro infantil Tic Tic Tati, com a cantora Fortuna, textos de Tatiana Belinky, música de Hélio Ziskind e direção de Roberto Lage.

Parcerias

A empreitada só foi possível graças à parceria do SESC Consolação, que abraçou a ideia e ofereceu, além do espaço e infraestrutura para o evento, o transporte (2 ônibus), o lanche para a garotada e os ingressos para o teatro.
A parceria de toda a comunidade do Centro Educacional Madre Maria Teodora também foi essencial para esta realização, pois envolveu a anuência das irmãs (diretoria), assim como a autorização dos pais e todo o empenho da monitoria e gerência da instituição.

Nos passos da Dança Circular

A Coordenadora Geral do Centro de Educação Madre Teodora, Isolene B. de Sena Silva, falou sobre a experiência: “Foi um dia muito especial para nossas crianças, pois praticamos exatamente um dos valores mais importantes para nossa instituição: a inclusão social. As crianças puderam ir ao teatro, dançar com outras crianças de mãos dadas, comer um lanche saboroso e se sentiram muito bem recebidas. Fizeram novas amizades, aprenderam muito e nunca esquecerão este dia. Somos muito gratas à parceria que o SESC Consolação nos proporcionou.”

Andrea Toledo, responsável pela Programação/Núcleo Físico Esportivo da Unidade Consolação confirma: "Realmente foi um sucesso! O relato dos profissionais envolvidos e de nossos alunos do Esporte Criança só reforçaram a importância dessa parceria, na realização desse momento tão especial de encontro, convívio e troca de experiências. Ficamos muito felizes e gratos com o resultado, que nos motivou ainda mais e nos trouxe a reflexão sobre como essas ações e parcerias podem não só serem repetidas, como também ampliadas para que outras crianças tenham essa oportunidade."

 A aluna Sofia, do Programa Esporte Criança do período da tarde, comentou após o evento: "Eu queria agradecer as pessoas...eu achei legal esse jeito de dançar, porque sempre tava certo, não tinha um jeito errado e todo mundo se ajudava, todo mundo tava animado. Sempre tinha alguém pra te ajudar".

Célia Maria, aluna do CE Madre Teodora comentou: “Eu nunca me imaginei indo para São Paulo. Foi um sonho pra mim e para os meus amigos. Eu gostei das danças novas, das professoras e dos amigos novos.” A aluna Estephany completou: “Meu coração quase saiu pela boca quando fui para São Paulo.”

SESC

O SESC (Serviço Social do Comércio) oferece mais de 14 atividades disponíveis. Cada unidade dispõe de uma programação diferenciada com intuito de agregar cultura, esporte, lazer, cidadania em um processo de educação permanente. No Estado de São Paulo existem 34 unidades do SESC, espalhadas em 19 cidades. A unidade SESC Consolação oferece um Centro Experimental de Música e Pesquisa Teatral, Espaço de Leitura, Projeto Curumim, Ginásios Poliesportivos, Ginástica Funcional, Piscina, Teatro, além de serviços de apoio ao visitante, como cafeteria, loja, vestiários e Internet livre com wi-fi.

Centro Educacional Madre Teodora

O Centro Educacional Madre Teodora localiza-se em Itu/SP e atende uma média anual de 220 crianças e/ou adolescentes, de 1ª a 4ª série, no Projeto Criança Feliz e 160 famílias no Projeto Família Cidadã. A instituição busca incentivar as pessoas a ampliarem sua visão de mundo e desenvolverem atitudes empreendedoras e inovadoras através de um processo de complementação educacional sintonizada com os pilares para a educação do século 21. O Centro é mantido pela SIPEB – Associação de Instrução Popular e Beneficência - fundada em 16/06/1911. No entanto, sua origem remonta ao século XIX, pelo trabalho das Irmãs de São José de Chambéry (França), no Estado de São Paulo. Por se tratar de uma instituição antiga e reconhecida na cidade, ela conta com diversos trabalhos voluntários. Entre eles, estão as Danças Circulares, ministradas por Deborah Dubner, que completam em 2013 três anos de existência na instituição.
 

Comentários