Educação

Publicado: Sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Alunas de Itu estão na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento

Competição ocorre no Expominas, em Belo Horizonte.

Alunas de Itu estão na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento
Alunos da Escola SENAI Ítalo Bologna, de Itu, participarão da 8ª Etapa Nacional

Duas alunas da Escola SENAI Ítalo Bologna, de Itu, participarão da 8ª Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, de 31 de agosto a 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Carolina Maiante e Fernanda Paiva da Cunha Rosa estarão no torneio de educação profissional que reunirá mais de 800 estudantes de entidades de ensino profissionalizante das áreas da indústria, do comércio e do agronegócio de todo o país.

A delegação paulista terá 53 competidores na disputa por medalhas e 30 alunos que participam como pré-classificados para a World Skills São Paulo, evento que ocorrerá em agosto de 2015. Os alunos paulistas disputarão medalhas em 48 modalidades das 58 existentes na competição, sendo quatro para jovens com deficiência: Tecnologia da Informação (alunos cegos), Panificação (alunos com Síndrome de Down), Mecânica de Automóveis (alunos cadeirantes) e Costura (alunos surdos).

Os competidores que conquistarem a medalha de ouro na Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento participarão de nova disputa no final do ano com os alunos pré-classificados para a World Skills 2015.

Tradição vitoriosa

Para participar da Olimpíada do Conhecimento, os estudantes do SENAI-SP competiram no São Paulo Skills, etapa estadual desse torneio, realizada em setembro de 2013, em São Paulo. Na ocasião, mais de 700 alunos de 84 escolas do SENAI-SP participaram das provas.

A competição

Realizada a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento desafia jovens estudantes a elaborar um projeto teórico e mostrar na prática a melhor forma de executar um processo industrial. Vence a competição o aluno/grupo com maior número de pontos na execução de tarefas, que simulam situações do ambiente real de trabalho.

A competição é composta por provas práticas e teóricas. Especialistas acompanham e avaliam o desempenho dos candidatos em cada etapa do trabalho. Durante os dias de competição, os alunos recebem um projeto para ser interpretado. Depois, eles planejam a execução das tarefas, momento em que seus conhecimentos e habilidades são avaliados.

A Olimpíada do Conhecimento é uma versão do antigo Torneio Nacional de Formação Profissional, criado em 1982. A competição é uma forma de valorizar a formação dos alunos e avaliar a qualidade da educação profissionalizante oferecida pelo SENAI e tem por objetivo promover e incentivar o ensino profissional no Brasil.

Na sétima edição nacional do torneio, em 2012, o SENAI-SP foi o grande vencedor, com 25 medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze, além de oito diplomas de excelência.

Paralelamente à fase nacional da Olimpíada do Conhecimento, será realizado o Inova SENAI, evento tecnológico que reunirá 50 projetos de aplicação industrial, com o objetivo de revelar novos talentos para diversos setores da indústria. Alunos do SENAI-SP participarão com 19 projetos. A iniciativa estimula o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de tecnologias. 

Comentários