Educação

Publicado: Sexta-feira, 27 de março de 2015

Alunos da Vila Martins participam de ação educativa no Museu da Música

Estudantes conheceram o projeto "A Moda da Viola".

Crédito: Arquivo revista Campo&Cidade Alunos da Vila Martins participam de ação educativa no Museu da Música
: Alunos aprenderam sobre a singela simplicidade do mundo caipira e seus importantes valores

Dando prosseguimento à ação educativa “A moda da viola”, O Museu da Música de Itu recebeu na manhã de 25 de março, cerca de 30 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da EMEF Dr. Francisco Ursaia, localizada na Vila Martins, região do Bairro Pirapitingui.

Os estudantes foram recepcionados pela palestrante Célia Capelli e pelo músico Joab Barbosa, e tiveram a oportunidade de participar de oficina sobre o universo caipira e aprender sobre seus valores, tradições e importância, marcados pela singular simplicidade e pureza da alma do homem caipira. Também não faltaram na data causos, lendas, curiosidades e boa música de viola, para enriquecer a prosa, como se diz no autêntico estilo caipira.

Acompanhados na parte musical pela professora de Educação Artística e musicista Célia Trettel, Dill Viola e Tucano - violeiros integrantes da Orquestra Ituana de Viola Caipira - os visitantes cantaram, de maneira afinada, a lendária e inesquecível música sertaneja “Mágoa de Boiadeiro”, composta por Nono Basílio e Índio Vago.

A canção relata com fidelidade o antigo modo de transportar boiadas pelas comitivas de peões de boiadeiro pelos confins do sertão brasileiro, atividade que sempre era acompanhada pelo típico e genuíno “som manhoso do berrante preguiçoso”, conforme foi escrito, de forma poética, na própria letra da música.

Na oportunidade, estiveram presentes no evento a diretora da escola Maria de Fátima da Silva Sousa, a coordenadora Roseni Lopes, a supervisora Angélica Martini, a professora Emilly Vieira e a convidada Zilda Trettel da Costa, vice-diretora do Instituto Borges de Artes e Ofícios (Ibao). A educadora e escritora de gênero caipira, Durce Gonçalves Sanches, também compareceu ao encontro para prestigiar o trabalho educativo desenvolvido pelo Museu.

Comentários