Educação

Publicado: Sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Aluna do Colégio Monteiro Lobato toma posse como Vereadora Mirim

Amanda Karen Motozono possui projeto sobre memória indígena.

Crédito: Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu Aluna do Colégio Monteiro Lobato toma posse como Vereadora Mirim
Amanda Karen Motozono foi empossada como Vereadora Mirim e apadrinhada por Rodrigo Macruz em Sessão Solene

A aluna Amanda Karen Motozono, do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Integrado Monteiro Lobato, de Itu, tomou posse como Vereadora Mirim na noite do último dia 14 de setembro. Em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal, a estudante foi apadrinhada pelo vereador Rodrigo Oliveira Macruz.

O projeto Vereador Mirim é executado pelo Instituto Legislativo Ituano (ILI), em parceria com algumas escolas da cidade. O objetivo da ação é desenvolver educação política e promover a aproximação entre a comunidade e o Legislativo.

Para a seleção interna do representante do Colégio, os alunos foram convidados a elaborar um projeto de lei ao município. Por votação democrática entre os professores da instituição, Amanda foi escolhida ao apresentar a proposta de construção de monumentos sobre a memória indígena ituana. “Fiquei animada, pois muitos reclamam que o governo não faz nada, mas, quando há a oportunidade de expor opiniões, não participam. Levarei tudo com muita responsabilidade, pois política é coisa séria”, enfatiza a estudante. “É uma nova porta se abrindo. Talvez um dia me torne uma vereadora de verdade”.

Para Marcelo Leite, professor de História e orientador do Vereador Mirim no Colégio Monteiro Lobato, o projeto é uma grande oportunidade para que os jovens compreendam o funcionamento do sistema político. “Permite que os alunos saiam da zona de conforto e tenham um pensamento mais crítico. É uma proposta bastante alinhada ao trabalho que fazemos no Colégio, onde há um grêmio estudantil com o objetivo de promover o protagonismo juvenil”, enfatiza.

A partir de agora, Amanda, com suporte do vereador padrinho, começará a elaboração e a redação de seu projeto, que deverá ser apresentado na 1ª Sessão Ordinária Mirim, que ocorrerá em novembro.

O Colégio Integrado Monteiro Lobato fica na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro - Itu/SP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4024-2984.

Leia mais: www.monteirolobato.net

Comentários