Educação

Publicado: Quinta-feira, 4 de abril de 2019

Água é tema de educação financeira para alunos do Forte Castelo

Estudantes discutiram o assunto dentro e fora do colégio.

Crédito: Divulgação/Colégio Forte Castelo Água é tema de educação financeira para alunos do Forte Castelo
Alunos posam em frente aos trabalhos que fizeram sobre a água

“Qual é o valor que você dá para a água, na sua vida?”. Bem precioso com dia próprio de comemoração em todo o mundo, a água foi tema discutido dentro e fora de sala de aula pelos alunos do 7º ano do Colégio Forte Castelo – Pueri Domus, quando a definiram como bem vital e como fator a ser economizado nas despesas de uma casa.

Por iniciativa do professor Fábio Eduardo de Oliveira, da disciplina de Geografia, os alunos da sala tiveram uma aula sobre a importância da água no mundo, quando mata a sede do homem e dos animais, quando molha as plantas através da chuva, entre tantos outros fatores de extrema importância. Após apontar seu valor imensurável, o professor deu como lição de casa um desafio de educação financeira aos alunos: evitar o desperdício de água nas atividades rotineiras, como na hora de tomar banho, diminuindo o valor pago na conta de água ao final do mês.

“Trouxe para a sala de aula, imagens fortes da realidade de diferentes populações que sofrem com a escassez de água. Trocamos informações preciosas sobre o tema, fiz questionamentos sobre o consumo da família deles e a tarefa de casa foi dada”, conta o professor. Cada aluno entregou a ele a conta referente aos meses de janeiro e fevereiro, para que o professor pudesse analisar o consumo, e por consequência, a diminuição no valor pago. E o resultado foi positivo, já que a sala toda conseguiu economizar. O prêmio de campeão foi dado ao aluno Hugo S. Veras Fernandes, de 12 anos, com uma economia de R$62,96.

“Antes eu não ligava muito pra diminuir o meu tempo embaixo do chuveiro. Hoje meu banho não chega a nem metade do tempo que eu levava antes. Além disso, fecho bem a torneira na hora de escovar os dentes. Me conscientizei e passei tudo isso para a minha família. Estou tentando agora convencer os amigos que não estudam comigo. Não é fácil, mas vou insistir pra todo mundo que puder que água é fundamental na nossa vida. Temos que economizar!”, frisa o aluno.

“Vocês devem ser exemplo para as outras turmas, para a família e para os amigos. Estamos orgulhosos com a conscientização de cada um!”, disse a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Patrícia Ribeiro, aos alunos, durante a premiação, que aconteceu momentos depois dos alunos interpretarem a canção “Planeta água”, para a direção do colégio, assim como os amigos da turma do 6º ano. “Essa é uma semente que a gente planta hoje para as futuras gerações. Uma atitude que nos orgulha e certamente alegra aos pais”, finaliza o professor Fábio.

O Colégio Forte Castelo – Pueri Domus tem uma história de 24 anos no ramo da Educação. O colégio está localizado na Rua Dr. Graciano Geribelo, 15, Bairro Alto, em Itu. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 4022-4500 ou através do site www.colegiofortecasteloitu.com.br.

Comentários