Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 26 de julho de 2016

Vendas para o Dia dos Pais podem crescer 2% no Estado de São Paulo

FCDLESP aponta cautela de comerciantes.

Uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) aponta que os lojistas do estado estão cautelosos para este Dia dos Pais e esperam crescimento nas vendas de até 2%. O cenário persistente de insegurança pode manter o consumo em baixa com ticket médio de compra até R$150,00 por consumidor na capital paulista. Já no interior, a expectativa é mais positiva devido ao potencial turístico de algumas cidades.

Para o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff, o momento não está favorável para consumidores e empresários lojistas. ”A data pode ser um estímulo para compra, pois é incomum deixar de presentear, mas não esperamos uma recuperação para o período. O que se espera é um segundo semestre mais otimista devido ao final do ano ser uma época de mais movimentação no varejo. Acreditamos ainda que o pior já passou”, explica.

Na região do Bom Retiro, em São Paulo, um dos principais pontos de comércio de vestuário do estado, o presidente da CDL do Bom Retiro, Nelson Tranquez Junior, se mantem cauteloso. “Não acreditamos em um aumento, mas em estabilidade. Em 2015, tivemos aumento de 3% e para 2016 esperamos apenas manter este índice. O ticket médio de compra observado na região varia entre R$60,00 e R$100,00”, comenta.

Em relação a oportunidades de contratações, de acordo com informações da SPC Brasil ao longo de 2016 a expectativa para contratações se manteve em baixa e, para o segundo semestre, a perspectiva segue na mesma estimativa. Apenas 21,6% dos lojistas podem contratar novos funcionários, enquanto 53,4% não pretende investir em mão de obra.

Interior

Na região de Bauru, que obteve crescimento de 5% em 2015, a estabilidade nas vendas também é esperada. “Devido à escassez de dinheiro na praça, o consumidor esta priorizando as compras de primeiras necessidades, reduzindo custos. Por isso, em primeiro lugar a prioridade é sempre nos produtos alimentícios. Para o Dia dos Pais, itens eletrônicos e perfumaria são bons presentes, visto que os demais são bens duráveis e não devem ter muito consumo”, explica o presidente da CDL de Bauru, Aldemiro José Alves.

Regiões turísticas, por outro lado, já apresentar maiores expectativas para vendas. É o caso da cidade de Serra Negra que, aos finais de semana, recebe um grande volume de turistas que movimentam o comércio local. “É esperado um aumento de 20% nas vendas desse ano. Apostamos nos setores de vestuário e artesanato que puxam os índices de vendas. O Dia dos Pais é uma data em que todos fazem questão de homenagear, mesmo que seja apenas uma lembrança”, afirma o presidente da CDL de Serra Negra, Fernando Antonio Pacini Ricci.

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