Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Vendas para o Dia das Crianças serão estáveis, diz FCDLESP

Comércio busca manter as vendas de 2014.

Clientes comedidos, instabilidade político-econômica e aumento do desemprego resultarão em vendas estáveis no Dia das Crianças. É o que indica a pesquisa realizada pela Federação de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP), em parceira com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs). De acordo com os dados, a média da expectativa de crescimento de vendas no Estado deverá chegar a 1%, conservando os números gerados em 2014.

Os segmentos de brinquedos e confecções protagonizam as maiores procuras da data, seguidos por eletrônicos, como tablets e celulares, e alimentícios, com ticket médio de R$60,00 a R$100,00. Porém, apesar de modesta, a comemoração não deverá passar em branco pelo consumidor, o que aumenta a perspectiva dos lojistas em conseguir manter os níveis de vendas, apesar do cenário.

“Não acredito haver chance de crescimento. A incerteza e a insegurança do consumidor estão em alta, o que lhe faz não querer dívidas. Manter as vendas do ano passado será um grande feito, uma vitória para o setor”, afirma o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff. Ainda de acordo com o estudo, a chance de contratação de vagas temporárias para a data é mínima, já que o foco dos lojistas está na manutenção do quadro atual de funcionários.

Na região noroeste do Estado, os números permanecem em crescimento. Em São José do Rio Preto, a data é considerada forte no comércio e pode obter aumento de 3%, com a procura por celulares se mantendo razoavelmente aquecida. Em Araçatuba, os lojistas também esperam que as vendas cresçam em 3%, mantendo o ritmo apresentado durante todo o ano. Já na capital paulistana, a previsão é de retração, com queda no consumo de até 5%.

Contra-ataque

Diante do panorama duvidoso, inovação, observação e foco no planejamento são pontos que a pesquisa aponta como medida de preservação dos comerciantes durante a crise. Decisões estratégicas em questões internas, como estoques e fornecedores, somadas as campanhas de promoções e descontos podem ser a via a ser atravessada em busca de melhores cenários.

“A FCDLESP tem orientado lojistas a perceber quais custos podem ser cortados e observar novas oportunidades de mercado: produtos novos que possuam aderência em seu segmento, inovação em fornecedores para tentar oferecer produtos similares com preços menores e fazer novas vendas”, explica Stainoff. O uso do marketing e das mídias como ponto de contato entre a marca e o cliente também devem ser explorados como diferencial sobre a concorrência.

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