Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 4 de março de 2015

Transparência em marketing é tema de livro que será lançado em Itu

Obra é do consultor Edson Goulart.

Transparência em marketing é tema de livro que será lançado em Itu
Ituano Edson Goulart lança livro "Marketing Sem Cera"

Diz a lenda que, em épocas remotas, os escultores romanos mais displicentes disfarçavam suas falhas com cera. Por isso, os nobres e os cidadãos mais abastados, sabendo dessa prática, ao encomendar suas esculturas, alertavam os artistas: “Senza cera!” (ou “Sem cera!”). Daí pode ter surgido a palavra “sinceridade”. Essa é a essência do livro Marketing Sem Cera (HN Editora & Publieditorial, 2015), que o consultor Edson Goulart lançará em Itu no dia 12 de março(quinta-feira).

Segundo Goulart, o novo comportamento de consumo vai além da qualidade do produto ou dos apelos publicitários. O novo consumidor, apoiado pelas mídias sociais, influencia e é influenciado por outros consumidores igualmente conectados. Se a empresa não tem uma gestão de marketing proativa, a alta exigência de transparência e sinceridade por parte de seus clientes e agentes de negócio pode comprometer seu sucesso.

“A ideia não é sugerir que as empresas abram seus balanços ou enfatizem os defeitos de seus produtos, mas que consigam identificar o grau de exigência de seus consumidores e superá-lo”, afirma. Para isso, Goulart criou uma técnica inédita para mensurar o grau de transparência e sinceridade exigidas pelo mercado e oferecidas pela empresa. Ao utilizar a ferramenta de mensuração sugerida, o leitor terá condições de diagnosticar a situação real da empresa, formular a situação ideal e estabelecer objetivos e metas para implantar a filosofia do Marketing Sem Cera.

Entretanto, a obra vai além do caráter técnico. É impossível ficar indiferente às argumentações que Goulart constrói ao longo de seu texto em prol de um posicionamento coerente por parte das empresas, harmonizando teoria e prática. “As empresas terão que focar, cada vez mais, nos valores perdidos que estão sendo resgatados por força do novo consumidor e construindo uma nova realidade”, afirma o autor.

Marketing Sem Cera também traz um bônus: um capítulo dedicado ao desenvolvimento de um Planejamento Estratégico de Marketing com base no tema principal. Dessa forma, este passa a ser mais que um “livro de cabeceira”, atuando também como um guia completo na implantação de um projeto de marketing consistente e efetivo.

O coquetel de lançamento terá início às 19 horas e será realizado no Saguão do Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec), localizado na rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil - Itu/SP.

O autor

Edson Ricardo Goulart é especialista/MBA em Gestão de Vendas e Marketing, consultor de empresas, publicitário, coach e palestrante na área de Gestão Empresarial e Marketing.

Natural de Itu, onde começou sua carreira, Goulart atuou como palestrante e consultor de diversas empresas. Já prestou serviços de marketing, comunicação e qualidade para organizações de renome, como Lorenzon, Starrett, Maggi, Cervejaria Schincariol e Gandini.

Consolidou sua carreira em São José do Rio Preto, onde viveu por quase dez anos. Nas empresas de tecnologia da informação ligadas à Apeti, associação que reúne os profissionais e as empresas do setor na região noroeste paulista, foi onde exerceu maior influência com seu trabalho.

Atualmente, é um dos homens de marketing das empresas JLJ, dentre elas a VKN Motors, que ficou conhecida pela abertura do mercado brasileiro para os veículos Chery e, mais recentemente, como importadora Brilliance Auto, Rely e Gehl.

Serviço:
Lançamento do livro Marketing Sem Cera (HN Editora & Publieditorial, 2015), de Edson Goulart
Dia 12 de março (quinta-feira), às 19h
Local: TEMEC – Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil, Itu)
Valor para aquisição: R$ 59,00

Comentários