Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 17 de julho de 2014

Seleção brasileira de robôs humanoides promete a taça da RoboCup

País é representado por time da Universidade de Brasília.

Seleção brasileira de robôs humanoides promete a taça da RoboCup
O time conta com o "craque" RoNAOdo e mais cinco robôs do mesmo modelo

A Seleção Brasileira de Futebol deixou muito a desejar, mas os robôs humanoides que disputarão com “craques” robôs de outros 44 países a RoboCup 2014, prometem ficar com a taça. O evento, considerado o maior de robótica do mundo, reúne mais de 4 mil engenheiros e estudantes, e este ano será sediado em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 19 e 25 de julho.

O Brasil será representado por alunos da Universidade Federal de Brasília em parceria com a Somai, revendedora oficial dos humanoides no País. O time conta com o “craque” RoNAOdo (uma alusão ao nome do robô que é NAO) e mais cinco robôs do mesmo modelo. O desafio será o de realizar em campo, por meio das programações, as mesmas regras de um jogo de futebol convencional: dois tempos, chutes, marcação de gols, de faltas e até cobrança de lateral.

“Pode-se dizer que a RoboCup vai muito além da competição, porque antes disso, muitas pesquisas foram feitas até que cada robô seja programado. Mesmo durante o campeonato, são necessários alguns ajustes a partir dos resultados obtidos em campo e isso promove um aumento no conhecimento dos sistemas robóticos autônomos e contribui com o desenvolvimento tecnológico de cada país participante”, afirma Artur Mainardi Junior, diretor executivo da Somai.

Os jogos serão observados por um juiz humano, muitas vezes com o auxílio de um juiz robô. A competição de futebol é dividida em cinco categorias principais, além de subcategorias. A equipe vencedora da categoria humanoide AdultSize ficará, durante um ano, com a taça Louis Vuitton, esculpida em cristal e desenhada especialmente para a RoboCup.

Comentários