Economia & Negócios

Publicado: Sexta-feira, 26 de julho de 2019

Projeto de revitalização da Floriano é apresentado aos lojistas

Reunião ocorreu no auditório da Prefeitura de Itu.

Crédito: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu Projeto de revitalização da Floriano é apresentado aos lojistas
O prefeito explicou que o projeto prevê o aumento da área de calçada com a criação de espaços de convívio e descanso

Um encontro entre o prefeito Guilherme Gazzola, membros de sua equipe de governo e lojistas do Centro da cidade ocorreu na noite da última quarta-feira, 25 de julho. A reunião, realizada no auditório da Prefeitura de Itu, teve como objetivo a apresentação do projeto de revitalização da Rua Floriano Peixoto.

“Estamos agindo em parceria com a sociedade e muita transparência em relação a esse projeto. Todos os lojistas e moradores do trecho a ser abrangido foram convidados para a reunião desta noite. Acreditamos que as opiniões de todos são importantes para atendermos os anseios daqueles que mais estão ligados a Floriano Peixoto”, comenta o prefeito.
         
A princípio, o projeto que começou a ser debatido com a sociedade prevê o aumento da área de calçada com a criação de espaços de convívio e descanso. Para tanto, será necessária a eliminação das vagas para veículos no trecho entre as praças Padre Anchieta (Bom Jesus) e da Independência (Carmo), mantendo um corredor central e bolsões específicos de estacionamento, aumentando as áreas de circulação de pedestres e ampliando o fluxo no comércio.
         
A atual situação, na qual apesar das vagas existentes, há notória dificuldade dos motoristas conseguirem estacionar na Floriano Peixoto em horários de pico, foi relevada como parte das justificativas para o projeto. Em compensação das vagas a serem extintas, um novo plano de Zona Azul contemplará não apenas o Centro Histórico, mas ruas no seu entorno.
         
Com isso está previsto um aumento das 583 vagas vigentes para aproximadamente 1550. Também será adotado um sistema digital de Zona Azul com o intuito de tornar a rotatividade mais efetiva, reduzir o tempo de busca por uma vaga e favorecer a fiscalização.

Convívio e bem-estar
         
A revitalização proposta contará com recapeamento do asfalto, sinalização horizontal com pintura específica para delimitar a área de expansão de calçada, sinalização vertical de orientação de uso e regulamentação do espaço para condutores, mobiliário urbano incluindo jardineiras, bancos, parklets e balizadores.
         
As intervenções planejadas são de rápida implementação, colaborando para a manutenção da dinâmica do Centro e do comércio local. Além disso, o projeto é flexível, possibilitando ajustes de acordo com demandas que possam surgir.
         
“Defendemos os benefícios dessa proposta, que vai valorizar o Centro Histórico e trazer qualidade de vida com calçadas atrativas, interessantes e bem dimensionadas, refletindo na permanência do público e aquecimento do comércio”, conclui Guilherme.

Obras da CIS
         
Na mesma ocasião também foram noticiadas obras CIS (Companhia Ituana de Saneamento) para a região central. Os serviços anunciados envolvem melhorias na rede de esgoto, objetivando identificar possíveis vazamentos, falhas e ligações clandestinas.

Comentários