Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 17 de março de 2016

Procon Itu orienta consumidores para as compras de Páscoa

A principal dica é a pesquisa de preços.

O Procon Itu orienta os consumidores em relação aos cuidados que devem ser adotados durante as compras para a Páscoa. A principal dica é a pesquisa de preços, tanto para compras em lojas físicas quanto virtuais. Também é importante listar as compras e estabelecer um orçamento máximo para elas, a fim de evitar estourar o valor, a utilização do cheque especial e possíveis financiamentos.

Além de recomendar que as crianças não participem das compras, pois são atraídas por personagens que encarecem o produto, o Procon Itu orienta que seja feito um comparativo entre os preços dos ovos, tabletes, barras de chocolate e de caixas de bombons. Vale se atentar ao peso e tamanho que variam de um fabricante para o outro, bem como a espessura dos ovos e seus recheios.

De acordo com orientações do Procon Itu, alguns cuidados precisam ser tomados também durante a compra do peixe como observar se, em feiras livres, os peixes estão conservados no gelo e o feirante usa luvas descartáveis, além de gelo picado por cima do pescado, que deve estar exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos.

No supermercado é importante verificar se os peixes estão em balcão frigorífico ou mesa com gelo; no caso de peixe congelado ou vendido em embalagens, o freezer onde estiverem acondicionados não pode estar superlotado, devendo ser respeitados os limites de acondicionamento sem impedir a circulação da refrigeração para não comprometer a qualidade. Outra dica é que, para a conservação do produto congelado, devem ser mantidas temperaturas inferiores a -18º e resfriado abaixo de 0º (as geladeiras e balcões frigoríficos disponibilizam relógios de temperatura). 

O consumidor deve ainda estar atento à embalagem que, segundo o Procon Itu, deve conter informações sobre peso líquido, identificação do país de origem e do produtor, lote, registro do órgão de fiscalização competente, indicação da temperatura para conservação, data do acondicionamento e prazo de validade e carimbo de Inspeção Federal/Estadual/Municipal.

O Procon Itu também orienta o consumidor a não adquirir peixe salgado com manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, o que indica presença de bolor ou deterioração; que tipo de peixes ofertados como bacalhau fresco devem ser refrigerados; e que mesmo salgado o bacalhau deve ser mantido refrigerado, conforme informações do fabricante.

Comentários