Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Prefeitura de Itu apresenta processo inovador de abertura de empresas

Modelo possibilita emissão de licenças integrada e virtual.

Crédito: Beto Silvestre/Prefeitura de Itu Prefeitura de Itu apresenta processo inovador de abertura de empresas
Servidores receberam certificados do Via Rápida Empresa

O prefeito Guilherme Gazzola participou, na manhã de 17 de janeiro, no auditório do Sindicato dos Empregados no Comércio (Secom), da apresentação de um processo inovador de abertura de empresas na cidade. O administrador da Secretaria Municipal de Planejamento, Marcone Mueller Goes, explanou sobre o novo procedimento, desenvolvido pela Prefeitura de Itu, que disponibiliza algumas ferramentas, entre elas, o Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa.

Esse modelo de abertura possibilita a empresas de baixo grau de risco (que demandam menos requisitos para liberação de funcionamento e localização) a emissão das licenças de forma integrada e totalmente virtual. A facilidade para o interessado é a integração virtual do sistema, em forma de questionário, declarações e orientações adequadas e objetivas.

Durante seu discurso, o prefeito Guilherme Gazzola ressaltou a necessidade de facilitar a vida dos empreendedores para que a cidade de Itu volte a ter o seu protagonismo na história. Também comentou sobre a importância de capacitar o funcionário público para que atenda bem e melhor.

Houve ainda entrega de certificados a servidores municipais que participaram do treinamento do Via Rápida Empresa (VRE). Esses servidores atuam nas Secretarias de Economia e Finanças, Planejamento e Obras e Serviços Viários, pastas que estão envolvidas no processo de abertura de empresas.

O vereador e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Luciano Alves Ribeiro; a secretária executiva de atendimento a Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), que administra o Via Rápida Empresa, Roseli Baptista Caraça Ferreira Assumpção; os secretários municipais de Economia e Finanças, Valfrido Miguel Carotti, Governo, Rodrigo Tomba, Obras e Serviços Viários, Eduardo Luiz Alves da Silva, Planejamento, Plínio Bernardi Junior; e representantes de escritórios de contabilidade também estiveram presentes ao evento.

Comentários