Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 4 de abril de 2018

O que é revenda de hospedagem?

O serviço é viável para profissionais de diversas áreas.

Crédito: Divulgação/Hostinger O que é revenda de hospedagem?
Logo da empresa Hostinger

PUBLIEDITORIAL


Hoje em dia a hospedagem de sites é um tema muito relevante para quem quer investir ou até já investe em e-commerce. Ao adotar um serviço de hospedagem, o seu site adquire as condições necessárias para atender bem aos clientes.

Graças à hospedagem de site, o seu blog, ou site, tem condições de ser visualizado e acessado em tempo integral, sem sair do ar por motivo de excesso de visitas ou outra razão de ordem técnica.

Mas além da hospedagem de sites, você já ouviu falar na revenda de hospedagem?

Nesse caso, a revenda de hospedagem consiste em um serviço oferecido pelas empresas de hospedagem. Tal serviço traz uma série de vantagens.

De uma maneira geral, é possível afirmar que a revenda de hospedagem é um serviço que permite a qualquer pessoa ter a sua própria empresa de hospedagem.

Ao ter sua própria empresa, a pessoa apenas comercializa os serviços da empresa provedora.

Nesse caso, o revendedor participa com a função de intermediário, comprando os serviços de uma empresa de hospedagem de sites e os revendendo para os seus clientes.


Para quem a revenda de hospedagem é recomendada

Atualmente, diante das possibilidades de investir em negócios online, ter uma revenda de hospedagem demonstra ser uma boa escolha de investimento, desde que se tenha, obviamente, uma boa noção de como funciona esse empreendimento.

Nesse caso, a revenda de hospedagem demonstra ser bastante viável para profissionais que atuam nas seguintes áreas:

Agências web
O plano de revenda de hospedagem normalmente é ideal para agências web que almejam acrescentar uma receita extra ao efetuar a venda de planos de hospedagem para os seus clientes.

Webdesigners
Além disso, esse serviço também é uma alternativa interessante para webdesigners que pretendem hospedar os seus clientes, porém não contam com os recursos técnicos adequados.


Vantagens de possuir uma revenda de hospedagem de site

A disponibilização de planos customizados para os clientes
Com isso, o seu negócio de revenda de hospedagem oferece mais opções de vendas e também mais possibilidade de lucrar.

A adoção de um investimento reduzido no início
Como é um negócio que você está começando aos poucos, o investimento nessa fase inicial pode ser baixo, sem correr grandes riscos.

O uso da sua marca
Há a possibilidade de você usar a sua própria marca, ainda que atue revendendo a hospedagem de outra empresa.


O funcionamento de uma revenda de hospedagem

Ao revender a hospedagem de um site, a sua atuação será essencialmente proporcionar suporte para os seus clientes. Tais suportes são destinados para a solução de transtornos simples, como alguma configuração básica ou perda de senha.

No caso da exigência de uma solução técnica de caráter mais complexo, o revendedor tem a possibilidade de solicitar o auxílio da empresa de hospedagem e, dessa maneira, atuar como o intermediário para solucionar o problema.

Além disso, o funcionamento de uma revenda de hospedagem permite que você customize o seu serviço, facilitando assim que você confira um maior destaque para a visualização da sua marca, por exemplo.

Há também alguns elementos básicos que são oferecidos para você ao adquirir o serviço de revenda de hospedagem. São eles:

Controle
Você pode obter o cPanel, o Plesk, o WHM ou algum outro painel de controle para poder gerenciar a hospedagem dos sites dos seus clientes. Tudo isso, levando em consideração o tipo de plataforma, se ela é Linux ou Windows, por exemplo.

Suporte gratuito
Por meio de um suporte sem custos, você tem o seu trabalho facilitado, podendo assim gerenciar com mais segurança a sua revenda de hospedagem.


A opção pela revenda de hospedagem ideal

A escolha de uma excelente revenda de hospedagem é um fator básico para o êxito da sua empresa, essencialmente na fase inicial da sua gestão, onde a divulgação dos serviços que você oferece é muito importante.

Ao gerenciar uma revenda de hospedagem, você deve ter bem clara a ideia de que os sites dos seus clientes devem estar sempre em pleno funcionamento. Caso ocorra algum transtorno, é essencial que a solução seja rapidamente encontrada.

Por isso, saber escolher uma empresa de revenda de hospedagem que seja qualificada e efetue um trabalho de excelência é vital para o êxito do seu investimento.

Para optar pelo melhor serviço, vale levar em conta alguns critérios, tais como:

Compatibilidade
É importante que a empresa de revenda de hospedagem de sites conte com planos compatíveis com as principais ferramentas do momento. Entre elas estão o Magento, o Wordpress e outras.

Servidores
Tenha a certeza de que a empresa que você está contratando possua os seus próprios servidores e não seja uma revendedora de hospedagem.

Painel de controle
Não deixe de analisar qual será o painel de controle proporcionado para você e para o seu cliente. Em revendas Linux é comum disponibilizar o cPanel para o cliente. No caso das revendas em Windows, o Plesk é o painel de controle mais utilizado.

Hospedagem Linux ou Windows
Há distinções entre os tipos de hospedagem. As diferenças afetam detalhes como o tipo de painel de controle a ser usado, bem como o tipo de plataforma apta para o serviço. No caso da hospedagem em Windows, por exemplo, são mais recomendadas para linguagem como ASP e .NET. Já no caso da hospedagem Linux, é indicada para plataformas open source, como o Wordpress.

Contas de e-mail
Outro ponto a ser levado em consideração na hora de escolher uma empresa de revenda é se o limite de contas de e-mail que ela disponibiliza. Vale lembrar que alguns clientes podem desejar criar várias contas de e-mail sob um único domínio.

Revenda de domínios
Verifique se em seu plano de revenda de hospedagem há a possibilidade também de revender domínios. Esse detalhe é importante, pois muitos clientes consideram mais seguro registrar tudo em um lugar só.


Recursos que uma boa revenda de hospedagem deve oferecer

Além dos critérios já citados, uma revenda de hospedagem de site deve disponibilizar alguns recursos que são essenciais para você, auxiliando e trazendo uma série de benefícios para o seu gerenciamento.

Entre os recursos básicos é válido mencionar:

O tráfego
O tráfego possui relação com a quantidade de dados que será trocada entre o servidor e os computadores que irão ter acesso ao seu site. Dependendo do tipo de site, a sua hospedagem deverá ter capacidade para suportar muitos acessos. Nesse caso, sites de e-commerce, por exemplo, de uma forma geral possuem tráfego elevado, podendo afetar os outros clientes da sua revenda. Por isso, é importante prestar atenção nesse recurso.

O espaço em disco
Esse é um dos recursos mais relevantes para avaliar uma empresa de revenda de hospedagem, pois o espaço em disco afeta diretamente a quantidade de clientes que você poderá revender. É válido salientar também que diante de um possível e desejável aumento do número de clientes, é essencial providenciar também maior quantidade de espaço em disco.

Suporte
Quando se trata de acesso à Internet, o ideal é que o suporte oferecido para o cliente seja em tempo integral. Além disso, é pertinente que o suporte técnico seja bastante amplo, ou seja, por telefone, chat e e-mail.


Conclusão

Como todo bom investimento, a revenda de hospedagem apresenta uma série de vantagens que serão ainda mais evidentes caso o investidor entenda bem o que é e como funciona esse serviço.

Por isso, não deixe de compartilhar esse artigo entre os seus amigos que estão investindo, ou querem ganhar dinheiro na Internet com revenda de hospedagem.

Comentários