Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Multinacional Foxconn inicia obras da futura fábrica em Itu

Unidade deve começar a funcionar até o fim de 2015.

Crédito: Internet Multinacional Foxconn inicia obras da futura fábrica em Itu
A expectativa é que a planta de Itu gere cerca de 10 mil empregos diretos

Nesta terça-feira, dia 16 de dezembro, a empresa taiwanesa Foxconn, maior fabricante de produtos eletrônicos para consumo do mundo, divulgou o início das obras de construção de sua nova fábrica na cidade de Itu. Com as licenças ambientais obtidas este ano, a multinacional iniciou a terraplanagem do terreno em novembro. A expectativa é que a unidade comece a operar até o fim de 2015.

A primeira fase do empreendimento, que irá até 2016, contará com um aporte de R$ 400 milhões para a construção e operação de uma unidade de 40 mil metros quadrados e gerará a contratação de aproximadamente 5 mil novos trabalhadores. Com isso, a Foxconn passará a ter no Estado de São Paulo aproximadamente 10 mil funcionários.

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, assessora o projeto desde fevereiro de 2010. No total, a expectativa é que a planta de Itu gere cerca de 10 mil empregos diretos, que serão criados ao longo de todas as fases do empreendimento.

“O que se vê em Itu é a sua capacidade bastante diferenciada entre os municípios paulistas – e porque não dizer entre as cidades do Brasil – para ser a cidade escolhida pela multinacional credenciada como maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo. Além de proporcionar uma geração de empregos maciça, a empresa deverá confirmar a tendência do município em se tornar um imenso polo tecnológico, atraindo outras indústrias do segmento”, destaca o prefeito de Itu, Antonio Tuíze.

A produção nas demais fábricas da Foxconn no Brasil não será alterada com a nova planta em Itu. O objetivo da empresa é aumentar a produção local, trazendo novas tecnologias para a fabricação de computadores e produtos eletrônicos. Essa será a sexta fábrica da empresa no Brasil. O processo de escolha do local da nova fábrica durou mais de dois anos. Foram visitados diversos municípios paulistas, além de cidades em outros Estados.

O Estado de São Paulo foi o escolhido para receber a nova fábrica da Foxconn devido à proximidade dos fornecedores e do mercado consumidor. A localização de Itu, próxima às unidades da empresa em Jundiaí e Indaiatuba, e a mão-de-obra qualificada da região também foram fatores determinantes para a decisão da empresa. A empresa contratará funcionários nas áreas de engenharia, tecnologia da informação, além do setor administrativo.

Sobre a Foxconn

A Foxconn, multinacional de origem taiwanesa com quase 40 anos de mercado, é atualmente a maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo. Faz parte do grupo Hon Hai, que inclui também um fabricante de telas LCD, metais e módulos térmicos e outras fábricas que produzem módulos wireless, redes de transmissão móveis e peças periféricas de computador.

A presença da Foxconn estende-se por 14 países, entre eles Brasil, Estados Unidos, México e República Tcheca, além de China e Taiwan. No Brasil desde 2005, é uma das maiores empregadoras de Jundiaí e região, com cerca de 5 mil funcionários trabalhando nas duas unidades localizadas na cidade paulista. Além de Jundiaí, a empresa possui plantas em Indaiatuba, Santa Rita do Sapucaí (MG) e em Manaus (AM). 

Comentários