Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Marina Silva ultrapassa Aécio Neves em nova pesquisa do Datafolha

Dilma Rousseff manteve os 36% de intenção de voto.

Crédito: Montagem Marina Silva ultrapassa Aécio Neves em nova pesquisa do Datafolha
Dilma tem 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Marina Silva, com 21%, e Aécio, com 20%

Uma reviravolta nas eleições presidenciais foi apontada na nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, dia 18 de agosto. Segundo o levantamento, Dilma Rousseff (candidata a reeleição pelo PT) segue com 36% das intenções de voto. Marina Silva, que ainda nem foi oficializada pelo PSB como substituta de Eduardo Campos – morto em acidente aéreo –, aparece em segundo, com 21%.

Já Aécio Neves (candidato do PSDB), que até então figurava em segundo nas pesquisas, agora aparece em terceiro, com 20% das intenções de voto. No levantamento anterior do instituto, realizado nos dias 15 e 16 de julho, Dilma tinha 36%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 8%. O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Brancos e nulos

O percentual de entrevistados que não sabiam em quem votar ou que não responderam a pesquisa diminuiu: era de 14% em julho e agora é de 9%. Votos brancos e nulos também diminuíram, o que explica o crescimento da candidata Marina Silva. Se em julho o percentual era de 13%, agora é de apenas 9%.

Segundo turno

O Datafolha também realizou simulações de segundo turno. Nesse caso, Marina Silva aparece com 47%, enquanto Dilma fica com 43%. Isso significa um empate técnico entre as duas candidatas. Já num cenário com Dilma e Aécio, a candidata petista fica bem à frente, com 47% contra 39% do tucano. O instituto não realizou a simulação de uma disputa entre Aécio Neves e Marina Silva.

Rejeição

Na pesquisa, o Datafolha também avaliou o índice de rejeição dos candidatos (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Dilma segue como a mais rejeitada, com 34%. Aécio é o segundo, com 18%, e o Pastor Everaldo (PSC) fica em terceiro no índice de rejeição, com 17%.

Zé Maria (PSTU) tem rejeição de 16%; Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Rui Costa (PCO) de 13%; Marina Silva, Luciana Genro (PSOL) e Mauro Iasi (PCB) de 11% e Eduardo Jorge (PV) de 10%.

Avaliação de Dilma

Além da pesquisa eleitoral, o Datafolha avaliou a aprovação do mandato da presidente Dilma Rousseff. Segundo o estudo, 38% dos entrevistados classificam a administração dela como ótima/boa – maior que o levantamento anterior, divulgado em 17 de julho, quando o índice era de 32%. O percentual de eleitores que desaprovam o governo diminuiu: antes, 29% classificavam como péssimo, enquanto hoje são apenas 23%. 

Comentários