Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Inadimplência das empresas encerra o primeiro semestre com alta

Dívidas com bancos puxaram o aumento no período, diz Serasa.

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas registrou alta de 6,1% no primeiro semestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na relação anual – junho de 2014 contra o mesmo mês de 2013 –, o indicador também cresceu 1,6%. Já na variação mensal – junho contra maio deste ano –, o índice caiu 7,2%, representando a primeira queda após três altas mensais consecutivas.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência das empresas no primeiro semestre deste ano foi fruto do quadro conjuntural de estagnação da economia, aumento de custos (salários reais avançando além da produtividade) e elevação do custo financeiro das empresas determinado por taxas de juros mais altas em relação às vigentes durante o primeiro semestre do ano passado.

As dívidas com os bancos puxaram o aumento da inadimplência das empresas no primeiro semestre do ano, com variação de 18,5% e contribuição de 3,6 p.p. A inadimplência não bancária e os protestos também colaboraram para a alta, com variações de 3,3% e 7,3% e contribuições de 1,2 p.p. e 1,8 p.p., respectivamente. Já os cheques sem fundos apresentaram variação negativa de 3,1%, que contribuiu para que o índice não subisse ainda mais.

Cai o valor médio dos cheques sem fundos

O valor médio dos cheques sem fundos caiu 12,6% no acumulado do primeiro semestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas com os bancos também apresentaram declínio de 2,1%. Já o valor médio dos títulos protestados e das dívidas não bancárias registraram altas de 8,6% e 6,7%, respectivamente.

Comentários