Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Game ajuda a entender história e processo democrático no Brasil

"Agentes do Destino" pode ser baixado gratuitamente.

Game ajuda a entender história e processo democrático no Brasil
O jogo demonstra o caminho percorrido desde a Revolução de 1930 até os dias atuais

A proximidade das eleições deste ano foi o ponto de partida para o desenvolvimento da série de games educativos “Agentes do Destino”, que a Clickideia está disponibilizando gratuitamente. Com foco nos acontecimentos da história recente do Brasil, o jogo demonstra o caminho percorrido desde a Revolução de 1930 até os dias atuais.

“A história é a melhor maneira de conscientizar os jovens a respeito da importância da democracia, principalmente em uma época de tantos questionamentos políticos como a que vivemos hoje”, comenta o historiador, educador e cartunista Rodrigo Ayres de Araújo, da Clickideia, desenvolvedor responsável pelos jogos, nos quais os estudantes podem “interagir” com presidentes da República de diversos momentos políticos brasileiros.

O jogo foi lançado justamente no mês em que um dos acontecimentos mais marcantes e relevantes da história do Brasil completa 60 anos: o suicídio de Getúlio Vargas, que, para muitos historiadores alterou o rumo da política brasileira. O jogo “Agentes do Destino” ajuda os estudantes a entenderem melhor o ocorrido e suas implicações no cenário político da época até os dias de hoje.

O conteúdo, bastante didático, é voltado principalmente para alunos do nono ano do ensino fundamental e do ensino médio. “São questões que podem ser abordadas no ENEM e nos vestibulares, por exemplo”, comenta Araújo. Porém, vale também para qualquer pessoa que quer se informar mais e entender sobre a política brasileira, especialmente às vésperas das Eleições de 2014.

As cinco séries do jogo representam momentos distintos da política nacional: A Revolução de 30, a Era Vargas, a Redemocratização, a Ditadura Militar e a Nova República. Segundo Araújo, como se costuma fazer em salas de aula, o conteúdo é todo introduzido de maneira muito sutil, sem caráter ideológico.

Como um atrativo a mais para os estudantes, a série de jogos foi desenvolvida em formato de história em quadrinhos. Ela pode ser acessada por meio de tablets, smartphones (Play Store) ou, ainda, pelo site www.clickideia.com.br, após breve cadastro. Araújo destaca que o conteúdo pode ser baixado e apresentado para estudantes em um projetor na sala de aula. “É uma ótima alternativa para escolas onde houver maior dificuldade de infraestrutura tecnológica”, finaliza. 

Comentários