Economia & Negócios

Publicado: Domingo, 23 de janeiro de 2011

Entretenimento foi um dos temas do quinto dia de Campus Party

Confira os principais assuntos comentados

Crédito: Matheus Gonçalves Entretenimento foi um dos temas do quinto dia de Campus Party
Tiago Leifert fala na Campus Party sobre o esporte como entretenimento

Por João Paulo Beluci

O jornalista e apresentador de esporte da Rede Globo, Tiago Leifert, foi uma das presenças marcantes no quinto dia de Campus Party. Assumidamente nerd, Leifert chegou ao evento na noite do dia 21 para um debate sobre o uso das mídias sociais nos eventos esportivos, realizado no palco Games.

Esbanjando bom-humor e dando bastante atenção aos fãs presentes, o apresentador não teve problemas para falar sobre temas polêmicos, como o movimento “CALA BOCA GALVAO” no Twitter.

Leifert também falou sobre sua liderança à frente de um dos principais programas de esporte da televisão brasileira. “O esporte é, e sempre foi, entretenimento. Mas as emissoras não estavam tratando-o desse jeito. No nosso programa procuramos resgatar isso. Fazemos um programa para quem não gosta de futebol”, comentou Leifert, “ainda há muitos que acham que o nosso jeito de fazer jornalismo é errado, mas acredito que exista espaço para diferentes jeitos de se fazer, para diferentes públicos.”, completou sendo aplaudido por várias vezes até o fim do debate.

Podcast em debate

Os podcasts já são ferramentas antigas na internet, há quase 10 anos presente na rede. No entanto, suas possibilidades criativas ainda podem ser bastante exploradas. Graças ao aumento da rede de banda larga no Brasil, cada vez é mais fácil compartilhar esses arquivos de áudio.

Com o intuito de discutir as características de um bom podcast, como explorar seus recursos e como a ferramenta pode crescer independente de outras plataformas multimídia, alguns dos nomes de peso no podcast brasileiro se reuniram no palco Social Media da Campus Party nessa sexta. Os podcasters Alan Pollar, Eduardo Moreira, Mafalda e Léo Lopes apresentaram seus trabalhos e afirmaram que o podcast é uma plataforma que continuará viva na internet, apesar do crescimento de videocasts e outras multimídias, assim como o rádio não morreu com o nascimento do cinema e da TV.

Nesse mesmo palco, a Campus Party recebeu o podcaster Gustavo Guanabara, que preparou uma oficina para mostrar aos campuseiros quais os segredos de um bom podcast na prática.

Bom humor com os Blogueiros do Jovem Nerd

 

Entretenimento foi um dos temas do quinto dia de Campus Party

Uma das atrações que mais tem atraído o público da Campus em todos os dias do evento é o podcast conduzido ao vivo pela dupla Alexandre Ottini e Deive Pazos, do blog Jovem Nerd. Responsáveis por um das maiores blogs de conteúdo geek da internet brasileira, os dois marcam presença em todas as edições do evento, até distribuindo autógrafos e tirando fotos com fãs pelo barracão do evento. A dupla já vinha realizando seu Nerdcast ao vivo em todos os dias no Social Media, mas na sexta-feira eles foram uma das atrações do palco principal, arrancando risos e aplausos de uma multidão de nerds presente.

SWU na Campus Party

Além da liberdade e democratização de rede, a sustentabilidade também é uma das bandeiras que movem a Campus Party. Nesta edição, o evento contou com mais palestras e debates sobre TI verde e aproveitamento energético, inclusive com a presença de um dos nomes fortes no debate sobre sustentabilidade no mundo, o ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore.

No dia 21, foi a vez de Juliana Wallauer, coordenadora geral do SWU falar com os campuseiros. A conversa girou em torno do festival, suas intenções e os resultados obtidos. Juliana defendeu o SWU como um evento sem cunho político e o colocou como referência de aprendizagem para projetos semelhantes pelo mundo. A palestrante ainda abortou temas polêmicos: “A coisa mais legal que fizemos de sustentabilidade, foi mal vista”, recordando sobre as reclamações do preço alto cobrado no estacionamento do SWU.

Campuseiros tentam bater recorde mundial

Entretenimento foi um dos temas do quinto dia de Campus Party

Na Campus Party é bastante comum observarmos situações esquisitas e inusitadas. Uma delas foi a reunião de mais de mil campuseiros, que se juntaram na arena do evento usando roupão de banho para bater o recorde do maior número de pessoas com roupão num mesmo lugar.

Ainda não há confirmação se o grupo conseguiu quebrar o atual recorde registrado, que é de 900 pessoas no mesmo ambiente. No entanto, conseguiram chamar a atenção e entrar para a lista dos fatos mais curiosos do evento.

Mais chuva e nova queda de energia

A chuva forte que voltou a cair em São Paulo continuou a atrapalhar a Campus Party. Mais uma queda de energia, dessa vez de apenas 10 minutos, interrompeu o desenvolvimento das atividades no final. Felizmente, dessa vez os geradores foram acionados rapidamente, e a conexão de internet sequer chegou a ser cortada.

No entanto, outros problemas causados pelas chuvas puderam ser observados pelo evento. Não foram raras as goteiras e poças da água que se formaram, tanto na arena quando na área de acampamento do evento. Alguns campuseiros usaram a criatividade até para montar abrigos para os seus equipamentos, usando guarda-chuvas e toalhas.

Veja mais sobre a Campus Party 4:
> Um giro pela Campus Party 2011

> Segundo dia da Campus Party chega a todo vapor

> Software livre é o destaque no terceiro dia de Campus Party

> Quarto dia da Campus Party reúne diversidade e inovação

Comentários