Economia & Negócios

Publicado: Quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Eleições 2014: saiba como e onde votar neste domingo

Eleitor votará para cinco cargos, incluindo o de presidente.

Crédito: AP Eleições 2014: saiba como e onde votar neste domingo
O eleitor não poderá ingressar na cabina de votação portando aparelhos eletrônicos

As Eleições 2014 acontecem já neste domingo, dia 5 de outubro. O pleito irá definir o futuro presidente do Brasil, além de governadores, senadores e deputados. Você está preparado para esta tarefa? Se não, o Itu.com.br explica pra você como votar – e também procurar sua seção eleitoral, caso tenha se esquecido.

Para votar, o eleitor deve obrigatoriamente levar um documento de identificação com fotografia, como a carteira de identidade ou a habilitação (CNH). Também é aconselhável que seja levado o título de eleitor – apesar de não ser obrigatório, ele possui o número da seção eleitoral, facilitando a identificação da sala de votação. Caso prefira, você pode clicar aqui e conferir sua seção.

Já na urna eletrônica, o eleitor votará na seguinte sequência: deputado estadual (cinco dígitos), deputado federal (quatro dígitos), senador (três dígitos), governador (dois dígitos) e presidente (dois dígitos). O eleitor pode levar uma “cola” com o número dos candidatos escolhidos. Eles podem ser conferidos aqui e também nas listas afixadas nas escolas pela Justiça Eleitoral no dia da eleição.

As seções eleitorais ficarão abertas das 8 às 17 horas. O eleitor pode votar com qualquer traje, incluindo short, bermuda, sandália ou até descalço. Também é permitido ao eleitor votar usando broche, adesivo, camiseta ou boné de seu candidato, partido político ou coligação, porém a manifestação deve ser individual e silenciosa. A propaganda de “boca de urna” é, além de proibida, crime eleitoral.

Até às 17 horas, é proibida a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado de um candidato, legenda ou coligação, que caracterize manifestação coletiva de eleitores. O eleitor não poderá ingressar na cabina de votação portando aparelhos de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras. Em caso de segundo turno, que está marcado para acontecer no dia 26 de outubro, as regras serão as mesmas.

Comentários