Economia & Negócios

Publicado: Sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dilma amplia vantagem no primeiro turno, aponta Datafolha

Candidata do PT está empatada com Marina no segundo.

Dilma amplia vantagem no primeiro turno, aponta Datafolha
Dilma aumentou a diferença no primeiro turno e está empatada com Marina no segundo

A nova pesquisa Datafolha encomendada pela TV Globo e o jornal “Folha de S.Paulo” aponta uma vantagem maior de Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno das Eleições 2014. A candidata à reeleição tem 37% das intenções de voto, enquanto Marina Silva (PSB) aparece com 30%. Os números foram divulgados nesta sexta-feira, dia 19 de setembro.

Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro na corrida eleitoral, com 17%. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) ficam mais atrás, com 1% cada. Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC) Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB), somados, têm 1% das intenções de voto.

Entre os entrevistados pelo Datafolha, 7% não sabem em quem votar e 6% irão anular ou votar em branco. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, que significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

O Datafolha entrevistou 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.

Segundo turno

O Datafolha também fez simulações para o segundo turno. Dilma encurtou a diferença com Marina. Ambas estão tecnicamente empatadas. A candidata do PSB tem 46% e a do PT, 44%. Já na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39%. O instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB.

Comentários