Economia & Negócios

Publicado: Sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Demanda das empresas por crédito cai 10,0% em novembro

Informação foi apurada pelo Indicador Serasa Experian.

Demanda das empresas por crédito cai 10,0% em novembro
Na comparação com novembro do ano passado, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 7,9%

Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve recuo de 10,0% na busca empresarial por crédito em novembro/14 em relação ao mês imediatamente anterior (outubro/14). Na comparação com novembro do ano passado, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 7,9%. Já no período acumulado de janeiro a novembro de 2014, a procura das empresas por crédito expandiu-se em 5,4% frente o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a menor quantidade de dias úteis em novembro/14 perante outubro/14 (23 contra 20), o encarecimento do custo do crédito, o baixo grau de confiança dos empresários e o fraco dinamismo da atividade econômica, influenciaram negativamente a demanda das empresas por crédito durante o mês de novembro/14.

Análise por porte

A queda mensal da demanda empresarial por crédito em novembro/14 verificou-se em todos os portes empresariais, especialmente nas micro e pequenas empresas, as quais registraram retração de 10,5%. Nas médias empresas a queda foi um pouco menor, de 3,4% frente a outubro/14. Já nas grandes empresas, a demanda por crédito recuou -1,3% perante outubro/14.

No acumulado de janeiro a novembro de 2014, as micro e pequenas empresas e as grandes empresas estão exibindo taxas de crescimento de suas demandas por crédito bastante equivalentes: altas de 6,0% nas micro e pequenas empresas e de 5,8% nas grandes empresas. Já nas médias empresas, a busca por crédito movimenta-se na direção contrária, recuando 3,9% no acumulado do ano até novembro/14.

Análise por setor

Todos os setores econômicos acusaram queda em suas demandas por crédito em novembro/14. A maior delas ocorreu no setor de serviços, com retração de 10,6%, seguida de perto pelo recuo de 10,2% verificada no setor industrial. Nas empresas comerciais a queda também foi expressiva, porém em menor magnitude, de 9,4% em novembro/14 perante outubro/14.

No período de janeiro a novembro de 2014, a expansão da demanda empresarial por crédito ocorreu mais intensamente no setor de serviços, com alta de 7,4% frente aos primeiros onze meses de 2013. Na indústria, a busca por crédito evoluiu 6,7% no período de janeiro a novembro de 2014. Por fim, no setor comercial, a alta da demanda por crédito foi de 3,3% no período acumulado de janeiro a novembro deste ano.

Análise por região

A demanda empresarial por crédito em novembro/14 recuou em todas as regiões geográficas do país, com destaque para a queda de 17,8% ocorrida na região Centro-Oeste. Na região Sul, a retração foi de 10,2%, seguida do recuo de 9,5% verificada na busca empresarial por crédito na região Sudeste. Com quedas idênticas de 7,3%, as regiões Norte e Nordeste exibiram as menores retrações nas demandas das empresas por crédito destas regiões em novembro/14.

De janeiro a novembro de 2014, as regiões Norte e Centro-Oeste estão exibindo os maiores avanços em termos da demanda empresarial por crédito, com altas de 10,7% e de 10,5%, respectivamente, frente ao mesmo período do ano passado.

No Nordeste o avanço no acumulado destes onze primeiros meses de 2014 foi de 7,0% frente ao período acumulado de janeiro a novembro de 2013. Por fim, nas regiões Sul e Sudeste as altas foram bem menores, de 3,8% e de 3,4%, respectivamente, na comparação com janeiro a novembro do ano passado.

Comentários