Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 3 de maio de 2017

Conselho do programa Selo Social é formalizado em Itu

Grupo possui representantes dos três setores.

Conselho do programa Selo Social é formalizado em Itu
Conselheiros do programa em Itu

Aconteceu no dia 27 de abril, na sede da Secretaria de Promoção Social de Itu, o encontro para a implementação do Selo Social na cidade, que tem como sua anfitriã a Prefeitura Municipal de Itu. No encontro foram apresentados os próximos passos para a implantação do programa, onde foi formalizada a equipe que formará o Conselho do Selo Social. Os conselheiros exercem várias atividades, entre elas a avaliação dos indicadores de desenvolvimento local, a análise de projetos sociais e a validação dos seus impactos.

Criar condições favoráveis e promover a integração dos diferentes setores em prol de benefícios para a cidade. No Selo Social, essa premissa é levada tão a sério que já é posta em prática na composição de seu conselho, que reúne integrantes do poder público, privado e entidades sociais. São ao todo 9 conselheiros, sendo três vagas para cada um dos três setores. Em Itu o conselho está representado pelas organizações do Primeiro Setor: Secretaria de Educação, Saúde, Promoção Social, Instituto Legislativo de Itu (ILI). Segundo setor: Associação Comercial e Industrial de Itu. Terceiro Setor: Instituto João de Barros, Apae e Lions Clube.

“O conselho exerce várias funções, mas a principal delas é auxiliar na adequação das normas que regem o Selo Social, na análise dos indicadores do Desenvolvimento Social Local. Outra atribuição importante é a análise de projetos, relatórios sociais e validação dos impactos”, detalha a diretora executiva do Instituto Abaçaí Brasil, Carina Giunco.

Desta maneira, os conselheiros são os responsáveis por indicar as organizações que devem receber a certificação, bem como os Objetivos de Desenvolvimento a ser atrelados ao Selo Social de cada uma delas. Para tomar esta decisão, eles devem avaliar e fazer considerações sobre o impacto que cada projeto apresentado trará para a comunidade. Por último, mas não menos importante, Carina reitera a necessidade da participação dos conselheiros em formações, reuniões, seminários, eventos e palestras relacionadas ao Selo Social.

Sobre o Selo Social

Idealizado pelo Instituto Abaçaí Brasil, o Selo Social é um certificado concedido a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demostrem Compromisso Social. Durante o processo de certificação os setores se mobilizam na realização de ações em prol da comunidade por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Social. O programa já foi implantado, com sucesso, em cidades dos Estados de São Paulo e Santa Catarina e sua obtenção tem impactado positivamente sobre a credibilidade das organizações, transformando-se em um importante diferencial.

Empresas, entidades sociais e órgãos públicos podem se inscrever gratuitamente para participar da certificação do Selo Social. Mais informações em: www.selosocial.com

Comentários