Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Brasil tem 7,5 milhões de inadimplentes com mais de 61 anos

Número foi revelado em estudo da Serasa.

Estudo inédito da área de Big Data da Serasa Experian revela que o número de inadimplentes com 61 anos ou mais em todo o país era de 7,5 milhões em julho deste ano, representando 12,7% do total de pessoas com dívidas atrasadas. O mesmo resultado verificado em junho, mas superior ao de maio do mesmo ano, quando o número estava em 7,4 milhões.

Para os economistas da Serasa Experian, uma das explicações para o crescimento da fatia de pessoas acima de 61 anos entre os inadimplentes está relacionada com o crédito consignado. Como este tipo de financiamento é mais acessível aos aposentados, em momentos de alta da inflação e aumento do desemprego, muitos deles são levados a solicitar este tipo de crédito para socorrer as contas da casa, ajudar familiares e amigos. “O idoso faz o empréstimo com a intenção de ajudar, mas muitas vezes acaba descontrolando o pagamento de outras contas por ter recebido o benefício mensal reduzido com o desconto da parcela”, diz o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. “Isso ocorre porque essa faixa etária é uma das que mais sofre com a alta de preços de remédios e plano de saúde, por exemplo.”

Também é comum, principalmente em momentos de crise, que a renda dos aposentados seja utilizada por filhos e outros parentes para compor o orçamento familiar. “O ideal é que a aposentadoria não seja a única fonte de recursos do grupo, já que o idoso também tem contas fixas. A recomendação é que ele tenha a possibilidade de usar o dinheiro com despesas pessoais voltadas a seu bem-estar”, diz a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat.

Comentários