Economia & Negócios

Publicado: Segunda-feira, 25 de maio de 2015

Atividade econômica recua 1,3% no primeiro trimestre de 2015

Desempenho foi o pior desde o ano de 2009.

Atividade econômica recua 1,3% no primeiro trimestre de 2015
O consumo das famílias, impactado pela alta da inflação, cresceu apenas 0,3%

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), houve retração de 1,3% na atividade produtiva do país durante o primeiro trimestre de 2015 em comparação ao mesmo período do ano passado. Foi o pior desempenho desde 2009 quando, no primeiro trimestre daquele ano, houvera diminuição de 2,6% na atividade econômica do país em comparação com o primeiro trimestre de 2008.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a deterioração do grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores, a alta da inflação e o processo de elevação das taxas de juros para se combatê-la foram elementos que pesaram negativamente sobre a atividade econômica brasileira durante o primeiro trimestre deste ano.

Do ponto de vista da demanda agregada, os investimentos produtivos recuaram expressivos 8,3% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. O consumo das famílias, impactado pela alta da inflação, cresceu apenas 0,3% no primeiro trimestre de 2015, sendo este o pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2003, quando havia recuado 0,2% frente ao primeiro trimestre de 2002.

Já o consumo do governo avançou 1,8% no primeiro trimestre de 2015. Por fim, estimuladas pela desvalorização cambial, as exportações avançaram 3,1% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, ao passo que as importações exibiram comportamento inverso, recuando 5,3% nesta mesma base de comparação.

Comentários