Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 1 de outubro de 2014

16 milhões de brasileiros acessam a internet enquanto assistem à TV

Número é quase duas vezes maior do que o anterior.

16 milhões de brasileiros acessam a internet enquanto assistem à TV
Muitos fazem comentários nas mídias sociais sobre os programas que estão assistindo na TV

O fenômeno de acessar a internet enquanto assiste à televisão é um comportamento que vem se consolidando entre os internautas e, segundo o estudo Social TV (desenvolvido pelo IBOPE Media para compreender os hábitos entre os que consomem conteúdo televisivo em diferentes plataformas), já é uma realidade para 16 milhões de brasileiros.

A pesquisa aponta que, embora a troca de mensagens por meio dos comunicadores seja a principal atividade online destes indivíduos simultâneos, 38% desses consumidores fazem comentários nas mídias sociais sobre os programas que estão assistindo na TV. Um aumento absoluto de 136% em relação a 2012, quando o IBOPE Media divulgou a primeira pesquisa sobre o tema.

De forma geral, o público feminino e os jovens se mostraram mais propensos a realizar atividades simultâneas que envolvam a sociabilização e o entretenimento. Analisando os dados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, concluiu-se que 65% das pessoas que comentam sobre um determinado programa durante sua transmissão são mulheres e 66% estão na faixa dos 10 a 29 anos de idade.

Os fatos engraçados geralmente são os mais comentados - 64% dos paulistas e cariocas acreditam que esse tipo de episódio é o que mais gera repercussão, seguido dos eventos polêmicos (44%) e trágicos (25%). Ainda em São Paulo e no Rio de Janeiro, o estudo aponta que 80% do público que faz comentários enquanto assiste à TV já trocou de canal ou ligou a televisão para ver um programa que foi sugerido ou comentado em uma mensagem que recebeu pela internet. 

Comentários