ponto-turístico-cruzeirosaofrancisco

XXII Semana Madre Maria Theodora Voiron acontece em Itu

Publicado: Sexta-feira, 20 de maio de 2011 por Tamara Horn

As celebrações acontecem até 24 de junho.

A programação da XXII Semana “Madre Maria Theodora Voiron”, que acontece entre os dias 18 e 24 de maio, comemora os 152 anos da chegada da religiosa à cidade.

Na manhã de 18 de maio, na igreja Nossa Senhora do Patrocínio, houve a abertura das comemorações, através de uma missa presidida pelo Padre Francisco Carlos Rossi; à tarde, aconteceu a apresentação do Coral do Grupo da Melhor Idade.

Também na mesma igreja, no dia 19, foi celebrado um culto pelas intenções dos devotos de Madre Theodora e, em seguida, houve uma visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itu (APAE) às dependências e ao túmulo da madre.

Na manha seguinte aconteceu uma missa celebrada pelo padre Francisco Carlos Rossi, às 7 horas, e em seguida, às 9 horas, acontece a reza do terço pelo Grupo da Melhor Idade.

A programação segue durante o final de semana:

No sábado (21 de maio)

Às 16 horas - Missa presidida pelo religioso Anderson Rogério Risseto, na Igreja do Patrocínio, com a presença da Comunidade Advento, da cidade de São Paulo.

Às 17 horas - Apresentação de piano com o músico Ricardo Diniz, no Salão do Anjo.

No domingo (22 de maio)

Às 7 horas - Culto feito pelo Padre Gelson Raul da Silva, com participação do Coral dos Jovens do Serviço de Animação Vocacional das Irmãs de São José (SAV)

Às 9 horas - Apresentação do Grupo Musical da União Negra de Itu (UNEI), na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz)

Às 11 horas - Apresentação da Banda União dos Artistas, também no Largo da Matriz.

Na segunda-feira (23 de maio)

Às 7 horas -  Missa presidida pelo Padre Anderson Rogério Risseto, na Igreja do Patrocínio

Às 10 horas - Apresentação do Projeto Guri e comemoração dos 100 anos da SIPEB, pelos alunos do Centro de Educação Madre Theodora, no Salão do Anjo.

A partir das 17 horas - Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Itu, com a entrega da Medalha e Diploma Madre Maria Theodora à Irmã Beatriz Ferraz do Canto.

Na terça-feira (24 de maio)

Às 7 horas - Missa presidida pelo Padre Francisco Carlos Rossi, na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

Às 8 horas - Avaliação da XXII Semana “Madre Maria Theodora Voiron”, na Rádio Convenção. A Banda da Guarda Mirim encerra a semana comemorativa com uma apresentação no pátio da mangueira, localizado no interior da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.

A programação inclui ainda visitas ao Patrocínio entre os dias 18 e 24 de maio, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

A homenageada

Madre Theodora foi a principal fundadora dos colégios das Irmãs de São José no Estado de São Paulo, dirigindo-os durante toda a sua longa vida religiosa. Viveu em Itu onde criou e dirigiu o Colégio Patrocínio. Sua vida foi marcada por grande trabalho voltado à educação feminina católica e à formação de quadros para o exercício do magistério, além da intensa atividade espiritual. Após a sua morte foi aberta Causa para sua Beatificação junto à Santa Sé. Já alcançou o grau de Venerável, aguardando um milagre comprovado pela Igreja, que permita sua elevação à condição de Beata.

Tags: itu, madre maria theodora voiron, cultura, religiosidade

  • Comentários