Cultura

Publicado: Quarta-feira, 2 de maio de 2018

XII Congresso de Poetas Brasileiros movimenta Itu

Cidade recebeu cerca de 80 escritores de todo o país.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br XII Congresso de Poetas Brasileiros movimenta Itu
Enorme varal poético ficou exposto na Praça da Matriz

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A cidade de Itu se tornou a "Capital Nacional da Poesia" ao sediar entre os dias 27 e 29 de abril, o XII Congresso de Poetas Brasileiros. Cerca de 80 escritores da região e de todo o país se reuniram numa grande festa realizada pela Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB), que movimentou a Estância Turística com uma programação repleta de atrações. 

Durante o evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Itu, a arte da poesia foi divulgada em escolas, asilos, hospitais, espaços da melhor idade, ruas, bares e praças públicas. Houve ainda lançamento de livros, caminhada poética, sessão solene e diversas atividades culturais, com o envolvimento de milhares de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

Um dos pontos principais do grande encontro foi a reunião na Praça Padre Miguel (Matriz), no dia 28. O local recebeu durante todo o dia a visita de centenas de crianças, jovens e adultos, que puderam conferir o trabalho dos poetas, assistir apresentações musicais e folclóricas, declamações de poesias, participar de brincadeiras e de contação de estórias entre outras atividades gratuitas. Integraram a programação a Associação Cia de Folia de Reis Estrela do Oriente, o Coral da Escola Som Maior de Salto e o Coral da Melhor Idade de Itu.

Essa edição do Congresso foi marcada também pela confecção do maior varal poético já realizado pela Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. Toda a praça foi enfeitada por aproximadamente 1.500 poemas, escritos por alunos das escolas municipais e estaduais de Itu. Quem passou pelo local se encantou com a quantidade de papéis pendurados, que transformou o cenário e a rotina do Centro da cidade.

"Eu estou espantada, espantadíssima. Eu sou uma otimista incorrigível, mesmo assim estou boba de ver isso aqui, eu nunca imaginei", contou a vice-presidente da Academia Ituana de Letras (Acadil), Maria Angela Pimentel Mangeon Elias. Para ela, o evento foi um sucesso absoluto promovido pelo trabalho incansável e apaixonante dos poetas brasileiros. 

Sidarta da Silva Martins, escritor e poeta ituano que participou de toda a organização do Congresso, também celebrou o êxito de promover o Congresso em sua terra natal, um sonho que se tornou realidade e vai ficar marcado na história. "Esse varal é hoje, quase que sem dúvida, o maior varal poético do Brasil", afirmou.  



Portal do Poeta Brasileiro, uma Breve História

O Portal do Poeta Brasileiro conta com dezenas de poetas espalhados pelo Brasil. Foi criado em 2007, pela poeta Aline Romariz, com o intuito de propagar a arte poética e resgatar os valores e a importância da poética e da cultura de nosso povo.

Em dezembro de 2012 foi criada a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB), com o objetivo de escolher líderes, em todos os estados brasileiros, os quais têm a incumbência de formar núcleos em suas regiões, podendo, assim trabalhar mais efetiva e diretamente em prol de nossa meta maior: A VALORIZAÇÃO DO POETA VIVO, e desenvolver projetos que possam agregar valores, como o incentivo à leitura e o resgate de nossa cultura, tão imprescindíveis na formação educacional de todo indivíduo.

É a parcela do Portal na direção desse resgate em um país com altos índices de analfabetismo e de pouca preocupação com a expectativa de criar formadores de opiniões, processo, sem o qual, acreditamos, é impossível de acontecer.

Paralelamente, a razão do Portal é andar pelo Brasil formando elos, aumentando a perspectiva poética de cada escritor, numa viagem de descobertas líricas e culturais, indispensáveis ao aprimoramento poético e à formação ética e de equipe, com o objetivo de prepará-los para a execução dos trabalhos nos diversos núcleos.

Duas vezes ao ano, poetas de todo Brasil reúnem-se para, além de divulgar a arte poética, discutirem projetos em andamento e apresentação de novas propostas.

Os Encontros do Portal já aconteceram em Salto, Campinas, Jales e Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo; Maceió/AL, Londrina/PR, Rio de Janeiro e Petrópolis/RJ, Brasília/DF, e na Cidade de Rio Preto, em Minas Gerais. Já chegou a Tarento, na Itália, a convite da Associação Falanthra, cujo objetivo se assemelha ao do Portal do Poeta Brasileiro. Aquela associação foi criada a partir da interação cultural com a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.

Nos diversos encontros a preocupação é interagir com artistas da cidade escolhida, conhecendo mais detalhadamente seus trabalhos com a poesia, discutindo meios de propagação dessa arte e, no decorrer do ano, aprimorar fórmulas e formas para que a cultura poética tenha vez e voz em nossa "Aldeia".

Em abril de 2013, os integrantes do Portal estiveram, em comitiva, no Senado Federal, lançando uma Coletânea intitulada "Manifesto Poético Pela Paz", onde houve a oportunidade de mostrar este importante trabalho à então Diretora Geral do Senado Federal, Sra. Doris Marize R. Peixoto e ao Senhor Júlio Linhares, Secretário da Comissão de Educação Cultura e Esporte, como também a diversos senadores.

Além de muitos outros projetos o Portal desenvolve o Projeto Ondulações que visita asilos, presídios, escolas e albergues, levando a poesia, e outros pequenos Projetos, como o Poesia na Bandeja, onde são servidos ou deixados em algum lugar, fragmentos poéticos ao alcance da população.

Paralelo a tudo isso, há a Web Rádio, onde procura-se divulgar e enaltecer nossos Poetas e a música brasileira, incentivando a criação de Saraus mensais nos núcleos espalhados pelo Brasil.

Comentários