Cultura

Publicado: Quinta-feira, 30 de junho de 2011

Web do bem: conheça o site da Academia Brasileira de Letras

Descubra autores, eventos, acervos, bibliotecas e mais.

Crédito: academia.org.br Web do bem: conheça o site da Academia Brasileira de Letras
Um site em homenagem ao escritor brasileiro Machado de Assis intregra as opções do portal da Academia Brasileira de Letras

Por Deborah Dubner

O site da Academia Brasileira de Letras é uma boa opção para quem gosta de entender os detalhes da língua portuguesa e quer saber o que acontece no mundo cultural da escrita e da arte em geral. Além de um completo institucional da Academia, com a lista dos acadêmicos, prêmios, sites comemorativos, estatuto e outras informações significativas, o site oferece consulta online ao acervo e muito mais:

Memória da ABL - A Memória da ABL é formada por acervos arquivísticos e museológicos relacionados com a história da Academia e com a vida e a obra dos Patronos, Membros Efetivos e Sócios Correspondentes. O acervo inclui uma grande variedade de documentos textuais e iconográficos, multimídia de eventos documentários, depoimentos e filmes institucionais sobre os Acadêmicos, galeria de fotos com os eventos realizados, obras de arte, mobiliário de época, peças de arte decorativas e objetos de uso pessoal dos Acadêmicos.

Nossa Língua - Desde a fundação da Academia Brasileira de Letras, a instituição atribuiu-se como tarefa essencial o cultivo da língua e da literatura nacional. Nesse sentido, a Casa de Machado de Assis tem publicado a sua Revista, obras de Acadêmicos, e se empenha em preparar o dicionário da língua, além da organização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Existe também a opção de busca de palavras estrangeira, contendo verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações. O sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), quinta edição, 2009, contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico

Publicações - As publicações acadêmicas inciaram-se em 1923, quando foi criada a Biblioteca de Cultura Nacional, dividida em cinco seções: Literatura, História, Biobibliografia, Inédita e Discursos. Em 1931, a Biblioteca de Cultura Nacional passou a chamar-se Coleção Afrânio Peixoto, em homenagem ao seu idealizador e realizador. A ABL seguiu com a criação de novas publicações e, atualmente fazem parte de seu acervo as Coleções Afrânio Peixoto, Austregésilo de Athayde e Antônio Morais Silva, além da Revista Brasileira e outras publicações tais como os Anais da ABL e os Discursos Acadêmicos. Há disponibilidade de várias obras on-line, onde o usuário poderá fazer o download das mesmas.

Programação Cultural - Conferências, exposições, debates abertos, mesas-redondas, música de câmara, leituras dramatizadas, teatro, cinema e MPB fazem parte do universo cultural que a Academia de Letras promove.

Bibliotecas - A Academia Brasileira de Letras conta com duas bibliotecas: a Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça (antiga Biblioteca Acadêmica) que a acompanha desde a fundação, e a Biblioteca Rodolfo Garcia inaugurada em 2005. A Academia recebe, desde sua fundação, doações de coleções particulares de acadêmicos, de personalidades do mundo literário e cultural e de bibliófilos. Fazem parte do seu acervo primeiras edições de obras clássicas da literatura mundial, além de um grande número de obras raras dos séculos XVI a XX, destacando-se a edição princeps de Os Lusíadas, de 1572, e um raríssimo exemplar das Rhythmas, impresso em Lisboa, no ano de 1595, de Luís de Camões. É possível fazer consultas ao acervo online.

Matérias – Notícias, artigos e boletins são publicados regularmente no site.

Sites Comemorativos – Uma seção magnífica desse portal são os sites dedicados a homenagear grandes nomes da literatura brasileira. Entre eles, estão o de Machado de Assis, Joaquim Nabuco e Euclides da Cunha. Um completo acervo integra essas homenagens virtuais, com galeria de fotos antigas, biografia, bibliografia, adaptações, produções acadêmicas, obras e muito mais. Vale a pena uma visita!

Leia mais: www.academia.org.br

Comentários

Ariza Centro Veterinrio