Cultura

Publicado: Quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Web do bem: conheça o projeto Mixer Guri

Experimente fazer música brasileira com gente fera!

Crédito: mixerguri.org.br Web do bem: conheça o projeto Mixer Guri
O projeto tem direção e composição de Antonio Pinto, percussão de Naná Vasconcelos e Arnaldo Antunes no vocal

Por Deborah Dubner

Mixer Guru é um divertido site que a série Web do Bem traz para nossos leitores. A proposta integra o Projeto Guri e tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo. Colorido, divertido e com uma linguagem bem jovem, o projeto tem direção e composição de Antonio Pinto, percussão de Naná Vasconcelos, Arnaldo Antunes no vocal, Edgar Scandurra na guitarra e Jaques Morelembaum no violoncelo. Além disso, dezenas de parceiros, incluindo corais e integrantes do projeto. Tudo gente fera!

A ideia é simples, porém sofisticada: os frequentadores do site podem fazer música com os recursos que ele dispõe. Um mixer, com várias opções de ritmos, vozes e instrumentos, separados por cores, orientam a criação. Em cada escolha, o leitor recebe comentários motivadores e animados. Muito divertido! E o melhor de tudo é a experiência de ouvir nossa música no final.

Diversão rima com doação

Cada som escolhido para criar a música, tem um valor de doação. Ao final da composição, podemos clicar para saber quanto a nossa música vai gerar de recursos ao projeto. Basta fazer uma música e assim você estará colaborando.

Mas existem também outras formas de ajudar: através de planos de doação mensal, contribuição com desconto no IR ou mesmo a compra de vários “gifts” como wallpapers, ringtones, bonecos musicais e o livro do projeto Guri.

Os amantes de música e arte, que também se interessam por projetos que dão um novo significado para tantos brasileiros, abrindo os olhos para a cultura e ampliando horizontes, estão convidados a conhecer, se divertir e colaborar! Afinal... a vida tem a música que a gente cria!

Projeto Guri

Com mais de 51 mil alunos distribuídos por todo o Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. Desde 1995, oferece continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. É a principal ação coordenada pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), cuja missão é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é atualmente administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os 366 polos distribuídos em 310 municípios pelo interior e litoral do estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela AAPG, enquanto a gestão das unidades da capital, com 11 mil guris, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

Para participar do Projeto Guri, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. Basta ter entre 6 e 18 anos, procurar um Polo com disponibilidade de vagas e comprovar a freqüência à escola regular.

Ao ingressar no Projeto Guri, o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral ou de ambos os cursos. Nas aulas são trabalhados os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada nos Polos mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.

mixerguri.org.br
Videoclipe da música feita para o Mixerguri

Leia mais: www.mixerguri.org.br

Comentários