Cultura

Publicado: Segunda-feira, 1 de julho de 2019

Vozes de Itu traz música ituana ao 26º Festival de Artes

Repertório será apresentado também em Campinas.

Crédito: Divulgação Vozes de Itu traz música ituana ao 26º Festival de Artes
Coral Vozes de Itu

Na sexta-feira, 12 de julho, o Coral Vozes de Itu apresenta mais um repertório histórico da cidade de Itu. Desta vez as obras musicais transitam entre os séculos XVIII e XIX. O evento, intitulado “Música Sacra: do Brasil colônia ao tempo do império” integra a programação do 26º Festival de Artes de Itu, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

No programa o grupo apresenta dois compositores que atuaram em Itu, seja na música ou nas artes plásticas: Padre Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819) e Miguel Arcanjo Benício da Assunção Dutra (1812-1875). Mulatos, ambos deixaram uma produção de rara beleza, que representa a pouco conhecida música brasileira mais antiga, descoberta por pesquisas dos musicólogos Regis Duprat e Lenita Nogueira e, ultimamente pelo Museu da Música – Itu. O mesmo repertório será apresentado, em novembro, em Campinas, onde parte das obras foi encontrada.

Itu foi uma das cidades com maior produção musical no Estado de São Paulo. A intensa vida cultural se materializava no espaço religioso. A música era um dos elementos que conferia notoriedade ao patrimônio cultural imaterial. As obras têm influência de compositores portugueses, mas com a cor paulista.

O evento terá início às 20h e será realizado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na qual os compositores atuaram como músicos. O teto da capela mor do templo é de autoria de um dos compositores, o Padre Jesuíno do Monte Carmelo. Em 2019 celebra-se o bicentenário de sua morte.

O evento conta com apoio da Associação Cultural Vozes de Itu e Instituto Cultural de Itu e tem direção artística de Luís Roberto de Francisco e Paulo Zeppini.


Serviço:
12 de julho, sexta-feira, 20h
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Local: Praça da Independência, s/nº, Centro   
A entrada é franca. 

Comentários