Cultura

Publicado: Sábado, 20 de dezembro de 2014

Vozes de Itu realiza "Concierto de Navidad" neste domingo

Apresentação ocorre na Igreja do Bom Jesus.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Vozes de Itu realiza "Concierto de Navidad" neste domingo
Concerto terá repertório de músicas de Natal que vão da alta Renascença espanhola à música andina da América do Sul

Neste domingo, dia 21 de dezembro, a partir das 20 horas, na Igreja do Bom Jesus, o Coral Vozes de Itu realiza seu “Concierto de Navidad”, seu 49º concerto celebrando a festividade natalina. A entrada é franca. Para este ano, o Vozes de Itu selecionou um repertório de músicas de Natal que vão da alta Renascença espanhola à música andina da América do Sul.

Peças do Cancioneiro de Upsala e do Cancioneiro del Palacio, reunidos no século XVI na Espanha que revelam a alta qualidade de compositores como Juan del Encina dialogam, no concerto, com obras do repertório argentino.

Compositores como Jose Zaninetti se fundem à mais conhecida obra andina, a “Navidad Nuestra”, composta há 50 anos, 1965, mesmo ano de fundação do Coral Vozes de Itu pelo compositor Ariel Ramírez. É uma obra com seis peças que contemplam os momentos da Sagrada Família em torno do nascimento de Jesus, a anunciação do anjo Gabriel, a peregrinação, o nascimento, a vista dos pastores e dos reis magos e a fuga para o Egito.

Todas as obras de Ariel Ramírez – mesmo compositor da “Missa Crioula” - trazem a marca dos ritmos andinos, instrumentos próprios e uma adaptação dos textos à cultura tradicional argentina. Em 2014, o Coral abriu as comemorações de seus 50 anos de fundação e buscou celebrar cantando uma obra também cinquentenária.

Vozes de Itu

O Coral Vozes de Itu conta com cerca de 30 cantores e tem por regente Luís Roberto de Francisco. A preparação vocal do grupo está a cargo da cantora Amanda de Sousa, do Conservatório de Tatuí. Acompanha o grupo o pianista Giancarlo Stafetti, além do violonista Denis Sartorato e da percussionista Yara Oliveira, todos do Instituto de Artes da Unicamp.

O Coral Vozes de Itu é mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, que tem por presidente Dr. José Carlos Safi e, neste concerto, conta com apoio do Museu da Música – Itu, Secretaria Municipal de Cultura e da Igreja do Bom Jesus. 

Comentários