Cultura

Publicado: Terça-feira, 3 de junho de 2014

Vozes de Itu canta patrimônio ituano na Festa do Divino

Parte do repertório é inédito nos últimos 100 anos.

Crédito: Fernanda de Francisco Vozes de Itu canta patrimônio ituano na Festa do Divino
Coral Vozes de Itu

No dia 6 de junho (sexta-feira), a partir das 19h30, o Coral Vozes de Itu se apresentará durante o tradicional tríduo preparatório da festa do Divino Espírito Santo em Itu.

A festa ituana, tricentenária, recebeu investimento das elites locais, ao longo da história da cidade, constituindo um patrimônio importante, como a música. Durante o século XIX, compositores locais, produziram para a festa, como Tristão Mariano da Costa, que compôs a Missa do Divino Espírito Santo em 1901 e Elias Álvares Lobo, que escreveu as Jaculatórias em 1898. Estas obras são inéditas, porque foram transcritas pelo Museu da Música em abril e cantadas pela primeira vez durante a Folia do Divino, no dia 1º de junho. Será a primeira vez que as músicas serão cantadas dentro da matriz, depois de mais de 100 anos.

As obras estiveram preservadas no acervo da Profa. Neide Rodrigues Gomes, folclorista, que foi diretora do Instituto Musical de São Paulo e hoje dirige centro cultural em Joanópolis. O acervo de partituras foi transferido ao Museu da Música – Itu, onde está sendo recuperado. A transcrição coube ao estudante de composição Giancarlo Staffetti (UNICAMP), com revisão do Prof. Luís Roberto de Francisco (Museu da Música).

Durante a missa o Coral Vozes de Itu utilizará o harmônio Debain, do patrimônio da paróquia, adquirido na década de 1870 pelo Padre Miguel Corrêa Pacheco, então vigário.

O evento faz parte da celebração dos 180 anos de nascimento do compositor Elias Álvares Lobo e dos 50 anos de fundação do Vozes de Itu. No dia 06 de junho também se celebra a data de nascimento do compositor Tristão Mariano, que completaria 168 anos.

Em 2014 o coral Itu conta com cerca de 30 cantores e tem por regentes Luís Roberto de Francisco e Amanda de Sousa. Acompanha o grupo o pianista Giancarlo Stafetti. É mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, que tem por presidente Dr. José Carlos Safi. Conta com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.

Serviço:
Missa do Divino Espírito Santo
Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária
06 de junho de 2014, 19h30
Coral Vozes de Itu

Comentários