Exposição O Patrocínio de Itu termina no dia 30 deste mês
Veja obra do Pe Jesuíno do Monte Carmelo no Museu da Energia
Deborah Dubner
Veja as fotos desta notícia no Flickr
Painéis luminosos com imagens de altíssimo bom gosto traduzem a rica história religiosa de Itu, na exposição “O Patrocínio de Itu e a obra do padre Jesuíno do Monte Carmelo”, no Museu da Energia.
A exposição histórico-documental sobre a Escola Carmelita de Pintura celebra os 150 anos da fundação do Colégio do Patrocínio, ocorrida em 2009, e também os 450 anos da fundação de Itu, celebrada em 2010.
O projeto foi desenvolvido pelo professor doutor Dalton Sala, curador da exposição, e pelo fotógrafo Tiago Sala, resultando em um belíssimo trabalho com 36 painéis fotográficos que conjugam imagens e textos advindos da pesquisa do curador.
Daí o propósito da exposição: resgatar os fatos com pesquisa e documentação, colocando-os à disposição dos visitantes e dos alunos das escolas e faculdades de Itu: uma exposição com amplo raio de ação.
A produção é da VB Oficina de Projetos. A exposição foi realizada com o apoio do Governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural 2009 e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Itu, do Museu da Energia de Itu e da Fundação de Energia e Saneamento. O patrocinio é da Schincariol.
Serviço
Exposição “O Patrocínio de Itu e a obra do padre Jesuíno do Monte Carmelo”
Data: 17 de Outubro a 30 de Novembro
Horário: de terça a domingo, das 10 às 17 horas. Pode ser agendada visitação noturna.
Local: Museu da Energia de Itu - Rua Paula Souza, 669
Mais informações: (11) 4022-6832 ou [email protected].
História
O tema é a inauguração do Colégio do Patrocínio, em 1859. Mas cabe lembrar que a história é bem anterior. A Igreja do Patrocíniofoi inaugurada em 1821, resultado de iniciativa da Congregação dos Padres do Patrocínio, que teve como fundadores Diogo Antônio Feijó e Jesuíno do Monte Carmelo. Diogo Feijó foi ministro da justiça e regente do Império; Jesuíno do Monte Carmelo foi uma das figuras mais importantes da arte brasileira; os Padres do Patrocínio preconizaram a abolição da escravidão e a proclamação da República.
Frei Jesuíno do Monte Carmelo
Esse é o nome religioso de Jesuíno Francisco de Paula Gusmão. Músico, pintor e depois padre, Jesuíno nasceu em Santos, em 1764, e morreu em Itu, em 1819; está enterrado na Igreja do Patrocínio. Após enviuvar, iniciou os estudos para ser padre e, uma vez terminados esses estudos, tentou ingressar na Ordem do Carmo, o que lhe foi negado por sua ascendência africana.
Motivado pela recusa, fundou a Congregação dos Padres do Patrocínio e, juntamente com outros sacerdotes, se empenhou na construção da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, que hoje abriga o Colégio do mesmo nome, fundado por Madre Teodora Voiron, em 1859.