Cultura

Publicado: Quarta-feira, 24 de agosto de 2016

"Uma tarde no Século XIX" marca Dia do Patrimônio no Museu da Energia

Evento comemorativo ocorreu no dia 21 de agosto em Itu.

Crédito: Fernanda Morais "Uma tarde no Século XIX" marca Dia do Patrimônio no Museu da Energia
Na ocasião foi realizada uma intervenção teatral

O Museu da Energia de Itu, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Museu da Música - Itu/Instituto Cultura Itu, realizou no dia 21 de agosto, o evento "Uma tarde no século XIX".

A atividade foi inspirada na coleção "Equipamentos, usos e costumes da Casa Brasileira", que apresenta os relatos dos primeiros viajantes europeus ao Brasil, especialmente no decorrer do século XIX, e referências literárias dos principais escritores brasileiros do período, como José de Alencar e Aluísio de Azevedo.

Durante a tarde os participantes conheceram a história de dona Ignácia Joaquina Corrêa Pacheco (moradora do sobrado) representada pela atriz Liliane Navarro; participaram de jogos como Víspora e Siso e degustaram de delicioso chá da tarde ao som de modinhas e lundus, apresentados por músicos que homenagearam o maestro Elias Lobo.

"Uma tarde no século XIX" marcou as comemorações do Dia do Patrimônio, celebrado no dia 17 de agosto, em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, advogado, jornalista, escritor e primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1937. 

Comentários