Cultura

Publicado: Terça-feira, 26 de julho de 2016

Último Piquenique Literário do mês em Itu ocorre neste domingo

Evento ocorre no Parque Taboão, a partir das 9h.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Último Piquenique Literário do mês em Itu ocorre neste domingo
Evento tem participação do Grupo de Sambas e Serestas - Os Boêmios de Itu

Neste domingo, dia 31 de julho, a partir das 9 horas, ocorre a quarta e última edição do Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem” em Itu. É a última oportunidade para prestigiar o evento, que ocorre no Parque Ecológico do Taboão, no Itu Novo Centro (em frente a prefeitura nova).

O piquenique promove atividades que envolvem pessoas das mais diversas idades na prática leitora em diferentes espaços públicos, convidando-as para uma convivência prazerosa com os livros e a natureza. “É um evento que valoriza as diferenças por meio da arte e do encanto de cada um com as palavras, sejam elas escritas ou faladas”, conta Élida Marques, coordenadora do projeto, que faz parte do 1º Leitura nas Férias.

Cidade-sede da empresa Élida Marques Produções Artísticas, Itu terá realizado um total de quatro Piqueniques Literários ao fim do mês. O fato de ser mês de férias escolares apenas reforça a importância da leitura como uma prática que precisa estar mais presente na rotina, indo além das obrigações da sala de aula. Em meio a tantas questões políticas em discussão no país, a coordenadora destaca que o Piquenique Literário tem o poder de criar conexões entre as pessoas, algo imprescindível quando o país se encontra dividido. “A rua tem um cunho político e cultural que a faz ser o lugar ideal para o encontro de diversas linguagens e expressões que podem ser usadas para mediar a leitura”, destaca Élida.

O projeto já teve mais de 15 apresentações, já sensibilizou mais de 2 mil pessoas, e tem patrocínio da CBMM, que apoia o projeto há 13 anos por meio da Lei Rouanet. “Ela é fundamental para a valorização dos artistas e dos projetos culturais no país, e temos orgulho de estarmos inseridos neste contexto”, explica Élida sobre a lei de incentivo à cultura.

Leitura, sustentabilidade e acessibilidade

Formado em 2015 por pessoas de Salto, Sorocaba, Campinas e São Paulo, o grupo de mediadoras de leitura estará presente favorecendo o encontro com a literatura, promovendo a troca de livros e participando do Sarau. "Vamos trocar livros, ler poesia, cantar, dançar e conversar, e por isso contamos com a presença de todos", convida Élida. “Ler um livro que foi trocado com outra pessoa é uma forma de compreender o outro e trabalhar a empatia pelo que nos é diferente”.

O Piquenique Literário também traz uma árvore de livros em que são penduradas algumas obras nos galhos, simbolizando o projeto e mostrando a beleza da união entre a literatura e a natureza. O evento tem as participações especiais do Grupo Reinações de Artesanato e Leitura, com a exposição "Varal de Poesias Bordadas", do violonista Marlos Mateus e do Grupo de Sambas e Serestas - Os Boêmios de Itu; artesãs e artistas com quem Élida tem uma longa parceria, unindo samba e poesia. Durante o Sarau, as mediadoras de leitura convidam o público para participar dando o seu Recado Poético.

Para ser totalmente acessível e inclusivo, o Piquenique Literário terá livros em braile e intérprete de Libras que permitirão que mais pessoas tenham contato com a literatura. O evento conta com a consultoria ambiental da Cinema Verde, para que haja conscientização do público, integração adequada com os espaços ocupados e compensação da emissão de CO2 durante todo o processo de produção.

Serviço:
Piquenique Literário do "Ler é uma viagem"
Local: Parque Ecológico do Taboão (Itu Novo Centro)
Data: 31 de julho (domingo)
Hora: das 9h às 12h
Entrada: gratuita
Site: www.lereumaviagem.com.br

Comentários