Cultura

Publicado: Quinta-feira, 26 de março de 2015

Tradicional Estouro do Judas ocorre no domingo de Páscoa

Evento popular começa pontualmente ao meio-dia.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Tradicional Estouro do Judas ocorre no domingo de Páscoa
O costume ituano difere da malhação do Judas de qualquer outro lugar do país

Como acontece há mais de um século, acontece em Itu no domingo de Páscoa, celebrado este ano em 5 de abril, na Praça Padre Miguel (Matriz), pontualmente ao meio-dia, o tradicional Estouro do Judas. Para evitar acidentes com as bombas, a praça será cercada e todos que forem prestigiar o evento, obedecendo à sinalização de segurança, ficarão a uma distância segura das explosões.

Logo após a explosão dos bonecos de Judas e do Diabo, acontece uma premiação às personalidades do Carnaval ituano 2015 que mais se destacaram nos quesitos: Comissão de Frente, Conjunto, Mestre Sala e Porta Bandeira, Enredo, Samba-Enredo, Bateria, Evolução, Harmonia, Fantasia e Alegoria.

O evento é organizado pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, e conta todos os anos com a presença de milhares de ituanos e turistas, que prestigiam este verdadeiro espetáculo popular.

No Pirapitingui

Às 17 horas é a vez dos moradores da região do Pirapitingui assistirem ao Estouro do Judas. Neste ano, o espetáculo será realizado no campo de areia localizado entre a Avenida dos Sonhos e a Rua Tambaú, no bairro Cidade Nova.

Tradição

O Estouro do Judas é um evento exclusivo da cidade de Itu, que mantém a tradição da literal explosão dos bonecos representando as figuras do traidor de Cristo e do Diabo. O costume ituano difere da malhação do Judas de qualquer outro lugar do país.

Ao invés de fazer como acontece em outros locais, onde o boneco é simplesmente espancado, os ituanos inventaram um espetáculo no qual Judas é detonado com bombas acompanhado pelo próprio capeta. A manifestação cultural atrai anualmente diversos turistas para Itu.

Comentários