Cultura

Publicado: Segunda-feira, 2 de março de 2015

Temec recebe Recital de Violino e Piano neste sábado

Apresentação ocorre a partir das 20 horas.

Crédito: ccsplab.org Temec recebe Recital de Violino e Piano neste sábado
Apresentação musical em Itu

O Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec) recebe neste sábado, dia 7 de março, Recital de Violino e Piano com Tânia Camargo Guarnieri e Araceli Chacon.

A apresentação acontece a partir das 20 horas, e promete encantar os presentes com o talento das duas consagradas musicistas.

Os ingressos custam R$20,00. O Temec fica na rua Cuiabá, 61, Bairro Brasil – Itu/SP.

Tânia Camargo Guarnieri

Tânia Camargo Guarnieri é filha do prestigioso compositor brasileiro Camargo Guarnieri (1907-1993). Desde cedo, demonstrou grande interesse pela música e pelo violino. Aos quatorze anos recebeu o primeiro prêmio no IV Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, no ano seguinte venceu o Concurso Novos Talentos e começou a se apresentar regularmente em público, sendo sempre recebida entusiasticamente pelo público e pela crítica especializada.

Aos dezoito anos, Tânia recebeu uma bolsa de estudos para a Universidade de Wisconsin em Milwaukee, venceu o Concurso Delta Omicron e foi agraciada com o Talent Award Leonard Sorkin pela Universidade de Wisconsin. Também estudou viola com Jerry Horner.

Tânia tem se apresentado por todo Brasil como recitalista, camerista e solista de várias orquestras, entre as quais a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Belo Horizonte, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Sinfonia Cultura, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica Petrobrás, sob a batuta de regentes renomados, tais como Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri, Ernst Mahle, Alessandro Sangiorgi, János Ács, Maurice Peress.

Em 1997, ela gravou no Rio de Janeiro as Sonatas para violino e piano de Camargo Guarnieri, tendo Laís de Souza Brasil ao piano, em CD distribuído na América do Sul e Estados Unidos. Nos últimos anos, além de manter a carreira em seu país natal e na Itália, apresentou-se em vários países, tais como Israel, Hungria, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Síria, Albânia e Sérvia. Tânia toca em um violino Carlo Bergonzi de 1733.

Araceli Chacon

Nascida em 13 de junho de 1962 na cidade de São José do Rio Preto, São Paulo, iniciou seus estudos em casa com seus irmãos Celso Luiz Chacon e Lourenço Chacon Jurado Filho e, posteriormente, aos 6 anos de idade, no Conservatório Musical Carlos Gomes da mesma cidade, com Munira Bauab Nechar.

Aos 8 obteve a primeira colocação e o prêmio Melhor Leitura à Primeira-Vista no “Concurso Estímulo”, promovido pelo Conselho Estadual de Cultura de São Paulo e, aos 9, fez sua primeira apresentação solista com orquestra. A partir de então, passou a receber a orientação pianístico-musical de Lydia Alimonda em São Paulo, marcando o início de uma carreira de realizações. Sagrou-se vencedora dos inúmeros concursos de que participou.

Em mais de 40 anos de carreira, recebeu cerca de 30 bolsas de estudos, sendo que a última lhe foi integralmente concedida pela Juilliard School of Music de New York (1989) - fato então inédito naquela instituição -, para a realização de seus estudos de doutorado. Durante os 10 anos em que residiu nos Estados Unidos, concluiu nessa mesma instituição seus cursos de graduação e mestrado.

Suas tournées incluem países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e África de Sul. De 1992 a 2008 atuou como professora concursada na Universidade Federal de Uberlândia, exercendo atividades administrativas, didático-pedagógicas, artísticas e científicas. Vem lançando seus cds, com gravações ao vivo, de recitais realizados no Paul Recital Hall, situado no complexo Lincoln Center Plaza de New York.

Comentários