Cultura

Publicado: Terça-feira, 13 de outubro de 2015

Sessão Magna marca cinquentenário do Coral Vozes de Itu

Evento ocorreu no mesmo local do primeiro concerto do grupo.

Crédito: Fernanda de Francisco Sessão Magna marca cinquentenário do Coral Vozes de Itu
Vozes de Itu regido por um de seus primeiros regentes, Walter José Maluf

O Coral Vozes de Itu realizou uma Sessão Magna para celebrar os 50 anos de seu primeiro concerto, no mesmo local, data e horário – 10 de outubro de 2015, 20 horas, no Salão Paroquial Dom Antonio Joaquim de Melo, da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária.

Durante a primeira parte do evento foi exibido o documentário Vozes de Itu – 50 anos, produzido pela Preta Narrativa Multimídias, dirigido pelo jornalista ituano Bruno Bocchini. Entre depoimentos de antigos e atuais componentes do Coral Vozes de Itu, imagens e gravações do grupo, o vídeo trouxe a trajetória dessas cinco décadas de canto coral. A pesquisa foi realizada pelo Museu da Música – Itu.

A cerimônia dirigida pelos presidente e vice-presidente da entidade, Dr. José Carlos Safi e Dr. Horácio Benedito de Oliveira, contou com a presença de um bom grupo dos cantores fundadores do grupo, que se apresentaram naquele mesmo salão, exatamente cinquenta anos antes e foram homenageados pela Associação Cultural Vozes de Itu.

O poder legislativo municipal foi representado pelo seu presidente Marcus Aurélio Rocha Lima e pelo vereador Olavo Volpato, ex-presidente do Coral, que concederam ao grupo o título de Reconhecimento Público pelos relevantes serviços culturais prestados à cidade. Prestigiaram a cerimônia antigos presidentes, dentre eles a Secretária Municipal de Cultura, Allie Marie Dias de Queiroz.

Recebido efusivamente pela plateia presente, o Coral Vozes de Itu foi dirigido por três regentes, um dos primeiros de sua história, Walter José Maluf, Luís Roberto de Francisco, atual responsável pelo grupo e Paulo Roberto Zeppini, que iniciou ali a trajetória de regente assistente, juntamente com Amanda de Souza. Excepcionalmente o repertório do concerto foi escolhido pelos próprios cantores, reunindo dez músicas das que consideram as mais representativas dentre as oitocentas obras do acervo sacras, populares e do repertório lírico. Ponto alto foram dois trechos de óperas de Verdi, que emocionaram o público.

A celebração contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Paróquia de Nossa Senhora Candelária e do Instituto Cultural de Itu.

Comentários