Cultura

Publicado: Quarta-feira, 5 de outubro de 2016

SESI Itu realiza Oficina de Arte de Rua no sábado

Técnicas serão transmitidas pelo Coletivo SHN.

SESI Itu realiza Oficina de Arte de Rua no sábado
Ocupação Artística no SESI Itu

No próximo sábado, dia 8 de outubro, às 10h, o Coletivo SHN irá realizar uma oficina de serigrafia (um processo de impressão à base de estêncil), aplicada às linguagens de lambe-lambe e stickers. Com sete horas de duração, o curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Os participantes terão a oportunidade de aprender os preceitos dessas técnicas com um grupo que é referência na arte de rua. O Coletivo SHN, formado há 18 anos em Americana, ganhou projeção internacional por suas intervenções artísticas. O grupo irá ainda desenvolver uma ocupação artística, pintada à mão, na fachada do ginásio do SESI Itu. A obra Bosque SHN poderá ser conferida por todos que passarem por lá a partir do dia 13 de outubro.

Um dia antes, no feriado de 12 de outubro, às 14h, os artistas Eduardo Saretta e Haroldo Paranhos irão dar uma palestra, também no SESI Itu, detalhando o processo criativo e produtivo desta obra. Será uma grande oportunidade para os interessados em conhecer um pouco mais do trabalho desses rapazes, que contarão ainda sobre a trajetória do coletivo e como alcançaram reconhecimento.

• Lambe-lambe: pôster ou cartaz artístico, de tamanho variado, colado em espaços públicos, comumente utilizado para disseminar mensagens e marcar eventos.
• Sticker: um tipo de adesivo, de papel ou plástico, mais usado para disseminar campanhas, uma identidade ou um selo.

Sobre os artistas

Originário da cidade de Americana, São Paulo, o Coletivo SHN é formado por André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos, Marcelo Fazolin e Rogerio Fernandes. O grupo reúne artistas com atuações diversas como artes gráficas, arquitetura, vídeo e tatuagem; mas é a serigrafia o ponto de partida gráfico para a pesquisa de mídias que apresenta.

Formado em torno de uma ideologia inspirada pelo DIY (Do It Yourself - Faça Você Mesmo) o grupo se expressa por meio da arte coletiva e experimental. Hoje, depois de 18 anos juntos, eles se tornaram conhecidos por suas ações de rua, exposições e projetos multimídia colaborativos conhecidos como “ocupações”, que envolvem vídeos, projeções, DJs e vários artistas para criar ambientes em evolução.

O SHN já participou de exposições em diversas regiões do Brasil e do mundo e realizou instalações públicas em Fortaleza, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Americana, Londres (Reino Unido), Paris e Nantes (França) e Basel (Suíça).

A linguagem lúdica e bem humorada, características do trabalho que realizam, foi adquirida logo nos primeiros contatos que tiveram com a cena independente internacional, por meio dos fanzines e revistas que chegavam ao Brasil ou eram produzidos aqui. Logo no início, tiveram contato com o serigrafia ou silk- screen, no estúdio de etiquetas adesivas da família do Daniel.

Justamente por terem que lidar com desenhos simples, o grupo foi fortalecendo seus traços, cores e símbolos icônicos (caveira, copo americano, tridente, flor, diamante, entre outros), que fazem com que qualquer transeunte possa identificar os trabalhos do Coletivo SHN onde estiver.

Serviço:
Oficina Lambe-lambe e sticker como arte de rua
Orientadores: Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos e Marcelo Fazolin, do Coletivo SHN.
Local: SESI Itu – Rua José Bruni, 201 – São Luiz
Data e horário: 8 de outubro, sábado, das 10h às 18h
Carga horária: 7h, com uma hora de intervalo
Idade mínima: 15 anos
Informações: (11) 4025-7332
Inscrições: por e-mail - [email protected]
Vagas limitadas. Gratuito!

Comentários