Cultura

Publicado: Segunda-feira, 29 de maio de 2017

SESI Itu abre exposição "Mata Atlântica, Berço das Águas"

Mostra tem entrada gratuita.

Crédito: Simão Salomão SESI Itu abre exposição "Mata Atlântica, Berço das Águas"
Além de retratar a beleza e a diversidade da Mata Atlântica, a mostra tem como objetivo estimular o debate sobre questões ambientais

Após uma viagem pela Serra do Mar, Simão Salomão apresenta a exposição "Mata Atlântica, Berço das Águas", aberta à visitação gratuita até o dia 26 de junho, no SESI Itu. Na sua jornada, o fotógrafo mirou a disposição das gotas sobre as plantas, brotos e galhos, chamando a atenção para o movimento e a fragilidade da água.

As 20 fotografias mergulham no bioma da Mata Atlântica, que detém sete das nove grandes bacias hidrográficas brasileiras, e apresentam um registro da região da Serra do Mar – onde estão localizadas várias nascentes de rios e mananciais. A mostra é resultado da iniciativa promovida pelo Instituto Socioambiental — ISA, na campanha De Olho nos Mananciais, que contou com uma expedição fotográfica, em julho de 2008, pela região da Serra do Mar.

Salomão enfatiza o fato de que o gerenciamento dos recursos hídricos – extremamente necessários para a manutenção da vida no planeta – não se restringe apenas aos governantes e analistas técnicos. Pelo contrário, abrange toda a população que, devidamente informada, assume novas atitudes e hábitos ambientalmente responsáveis.

Sobre o fotógrafo

O paulistano Simão Salomão, tecnólogo por formação e fotógrafo por vocação, dedica parte de seu trabalho à documentação de São Paulo, suas mudanças e permanências. Entretanto, seu universo de interesses é amplo: por meio de suas lentes, registra também as pessoas, a miscigenação e as diferentes origens do povo brasileiro. Como fotógrafo profissional, colabora com editoras e escritórios de arquitetura e design; faz o registro visual de obras de arte e realiza fotos institucionais.

Desde 1999, vem participando de exposições em instituições renomadas, entre elas a FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e a Biblioteca Mário de Andrade. Além do interesse em registrar singelos retratos, manifestações culturais e as cenas urbanas, Salomão dedica-se também a retratar a natureza, as paisagens e viagens. Foi selecionado duas vezes no concurso Árvores da Cidade de São Paulo – em 2010, com a foto publicada no livro comemorativo dos cinco anos do concurso – e em 2011.

Serviço:
Exposição Mata Atlântica, Berço das Águas
Local: SESI Itu – Rua José Bruni, 201, São Luiz
Datas e horários: de 26 de maio a 26 de junho – de segunda a domingo, das 9h às18h – terças e quartas até 21h.
Informações e agendamento de grupos: (11) 4025.7332 – [email protected]
Entrada franca 

Comentários