Cultura

Publicado: Sexta-feira, 26 de maio de 2017

Semana Literária Território Vivo comemora o Dia do Brincar no sábado

Evento reunirá diversas atrações na Fábrica São Pedro.

Crédito: Divulgação/Território Vivo Semana Literária Território Vivo comemora o Dia do Brincar no sábado
Cristina Porto com as crianças

A Semana Literária Território Vivo comemora neste sábado, 27 de maio, o Dia Mundial do Brincar, na Fábrica São Pedro, em Itu. O evento será a conclusão da Semana Literária, que desde o dia 20 realizou uma série de encontros e atividades na comunidade do bairro rural Pedregulho e nas escolas que atendem suas crianças e jovens.

Essa terceira edição da Semana Literária trouxe muitos convidados, como a dupla de narradores orais Lili Flor & Paulo Pixu, os autores Blandina Franco e José Carlos Lollo e a aventura musical do Grupo Maraká.

A escola estadual Monsenhor Heládio, em Cabreúva, recebeu a autora Celina Bodenmüller na segunda e na quinta-feira. No dia 22 ela esteve acompanhada de Fabiana Prando, com quem escreveu A Flor de Lirolay. No dia 25, o assunto foi Dinossauros. Ela escreveu dois livros sobre o tema com o prof. Luiz Anelli, paleontólogo da USP.

Também no dia 25, o professor, poeta e escritor Rodrigo Ciríaco levou seu Sarau dos Mesquiteiros para a escola Heládio. A quadra da escola já havia recebido Lili Flor e Paulo Pixu na segunda feira, com muitas histórias e canções. Com o Sarau, abriu espaço para a poesia periférica, as rimas do hip hop, leituras e improvisos.

A Semana Literária na EE Mons. Heládio terminou nesta sexta, 26, com a presença do cartunista e ilustrador Ede Galileu, que traz para a escola o mundo dos quadrinhos.

Na EMEF Firmino em Itu, a Semana Literária trouxe o contador de histórias Zé Bocca, o editor Paulo Verano e o Grupo Maraká. Verano também é autor e apresentou seu livro infantil, Memórias de uma Girafa. O Grupo Maraká mostrou como tirar música do lixo reciclável, além de mostrar que o som enche de significado as histórias reais e as
imaginárias.

Outra escola municipal, a EMEB Ver. Oscar Barbosa, de Cabreúva, teve uma programação bem intensa: o autor e contador de histórias César Obeid abriu a semana, no dia 22. Na quarta, 24, a consagrada autora Cristina Porto apresentou seu novo trabalho, o Caderno Alado. Na quinta, 25, foi a vez da ilustradora Rita Taraborelli comandar uma oficina de colagem após apresentação de seus livros infantis. E na sexta, 26, o Grupo Maraká completou a programação.

A autora Cristina Porto também participou de uma mesa literária para educadores da rede municipal no dia 23, ao lado de Paulo Verano, no auditório da Prefeitura de Itu. A mesa teve a mediação de Paulo Dutra, coordenador do Projeto Território Vivo. No domingo, 21, o ilustrador Lollo que faz dupla com Blandina Franco mostrou sua arte na escolinha SAAR Brasil para um grupo de crianças da comunidade. Lollo e Blandina são autores de vários livros infantis, como a série Pum e a história de Ernesto.

Dia Mundial do Brincar

A Semana Literária é uma iniciativa do Projeto Território Vivo e promove atividades no bairro Pedregulho e nas escolas que atendem a comunidade.

O Território Vivo atua na Área de Proteção Ambiental Municipal do Pedregulho, bairro rural de Itu. Suas áreas de atuação são o Desenvolvimento Local, através de uma proposta de incentivo a Agricultura Ecológica e a Educação, através da Biblioteca Itinerante. A Biblioteca Itinerante percorre o bairro para empréstimo de livros e atividades socioculturais. O projeto também abrange as escolas o de estudam as crianças e jovens do bairro, através do incentivo à leitura com empréstimo de livros e atividades literárias. A Semana Literária faz parte deste contexto e promove o encontro entre autores, contadores de histórias, alunos, professores e comunidade.

No dia 27 de maio, após uma semana de atividades nas escolas e comunidade, o Projeto Território Vivo realiza uma atividade de conclusão da Semana Literária, celebrando também o Dia Mundial do Brincar.

Entre outras atrações, estão programados:

- Feirinha de Livros infantis e infanto juvenis
- Feira de Troca de Livros e Sebo. (serão aceitos na troca livros infantis e livros infanto juvenis em boas condições de uso)
- Autores e Contadores de Histórias
- Apresentação do contador de histórias Zé Bocca (15h30)
- Brincadeiras
- Árvore de Livros
- Projeção de Filmes
- Exposição de Fotos
- Sarauzinho
- Varal de Poesias
- Oficina musical com grupo Maraka
- Oficinas literárias

Serviço:
Semana Literária Território Vivo - Dia do Brincar
27/05/2017 - 10h às 18h, Fábrica São Pedro, Itu/SP
Acesso Livre

Comentários