Cultura

Publicado: Quarta-feira, 12 de abril de 2017

"Semana da Convenção" terá exposição e palestra no Museu Republicano

Atividades gratuitas ocorrem dias 18 e 19 de abril.

"Semana da Convenção" terá exposição e palestra no Museu Republicano
Criações foram desenvolvidas nas reuniões do Grupo Reinações

No dia 18 de abril (terça-feira), às 14h, o Museu Republicano abrirá a exposição “Boca do Sertão: Memórias Bordadas”, com bordados do Grupo Reinações relacionados ao acervo do museu e curadoria do Serviço Educativo do Museu Republicano.

A exposição é resultado das criações desenvolvidas nas reuniões do Grupo Reinações no Museu Republicano. Desde 2015, o educativo do museu recebe o grupo de artesãs que se encontra para bordar, tecer e contar.

O grupo Reinações é uma iniciativa do Programa “Ler é uma Viagem” de incentivo à leitura e pesquisa, da união entre artesanato e literatura. Nesses encontros do grupo no museu, enquanto as artesãs bordavam, foram levantadas memórias e lembranças sobre a história da cidade de Itu, chamada desde o século XVII de “Boca do Sertão”.

Protagonistas destas memórias, as artesãs escolheram bordar alguns detalhes do acervo do Museu Republicano. Ao ressignificar a narrativa visual da história da cidade, destacaram nos pontos das agulhas e fios, o trabalho humano, as práticas caipiras, a figura indígena e a presença das mulheres na paisagem da cidade.

Na ocasião, acontecerá a Oficina de Bordados e Mediação de Leitura, com o Grupo Reinações do Programa "Ler é uma Viagem", no saguão do Museu Republicano.

No dia 19 de abril (quarta-feira), às 19h30, acontecerá a palestra “Memória, Cultura e Poder na Sociedade do Esquecimento”, com a Profa. Dra. Olga von Simson (Faculdade de Educação da UNICAMP), no auditório do Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP)

Inscrições e Serviço:
Atividades gratuitas
Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP.
Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.
Aberto de terça a domingo, das 10h ás 17h.
(11) 4023-2525, ramal 3, Serviço Educativo.
 

Comentários