Cultura

Publicado: Quarta-feira, 11 de abril de 2012

Semana da Convenção Republicana é comemorada em Itu em abril

Confira a programação de 11 a 18 de abril!

Crédito: Jéssica Ferrari / www.itu.com.br Semana da Convenção Republicana é comemorada em Itu em abril
Neste mês comemoram-se os 139 anos da Convenção Republicana, realizada no casarão que hoje abriga o Museu Republicano Convenção de Itu

Dando ênfase à grandeza da história de Itu, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação especial para o mês de abril, quando se comemoram os 139 anos da Convenção Republicana, realizada em 18 de abril de 1873, na casa de Carlos de Vasconcellos de Almeida Prado, casarão que hoje abriga o Museu Republicano Convenção de Itu, localizado na rua Barão do Itaim.

As atividades têm início na quarta-feira (11) e seguem até o dia 18 deste mês.

Acompanhe a programação:

11 e 12 de abril
Seminário “A Biblioteca Edgard Carone em Itu: Marxismo e Literatura”
Local: Biblioteca Edgard Carone, rua Barão do Itaim, 140 - Centro.

14 de abril (sábado) – 20h30
Projeto Tom Natural – Gafieira Instrumental Paulistana
Local: Praça da Independência (Largo do Carmo)

15 de abril (domingo) – 11 horas
Concerto da Banda União dos Artistas
Local: Praça Padre Miguel (Largo da Matriz)

18 de abril (quarta-feira) – 10 horas
Mostra dos trabalhos da Oficina de Mediação do Museu Republicano Convenção de Itu com alunos da Escola Municipal Convenção de Itu.
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior, rua Paula Souza, 664 – Centro

18 de abril (quarta-feira) – 19h30
Palestra “O imaginário liberal ituano no século XIX” – Professora Doutora Marly Theresinha Germano Perecin.
Local: Espaço Cultural Almeida Júnior, rua Paula Souza, 664

Semana da Convenção Republicana é comemorada em Itu em abril

História

Por Camila Bertolazzi

Em 1873, Itu foi escolhida para sediar a primeira Convenção Republicana.

A capital paulista e diversas cidades se candidataram para sediar o encontro, mas Itu foi eleita, por reunir um núcleo grande e participativo de favoráveis ao novo sistema político. A data da reunião - 18 de abril - também foi cuidadosamente escolhida. No dia anterior, a Estrada de Ferro Ituana – construída por fazendeiros e sem o apoio do governo - tinha sido inaugurada durante uma solenidade na qual os republicanos disputaram espaços e discursos com os políticos da época. “Isso foi um indício de que os republicanos queriam associar a sua imagem ao progresso material de São Paulo”, declara o pesquisador-docente do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, Jonas Souza.

Antes do grande encontro, alguns republicanos fizeram uma reunião preparatória para definir os principais pontos. “Logo à tarde, os representantes dos municípios foram lotando as dependências do sobrado de Carlos Vasconcellos de Almeida Prado, na então rua do Carmo”, conta o pesquisador. “No saguão da entrada, um livro estava à espera das assinaturas de todos os cidadãos que, declarando-se republicanos, por aquela forma quisessem participar da memorável cerimônia”, completa.

Estiveram presentes na Convenção 133 pessoas ligadas ao movimento republicano, além de fazendeiros e profissionais liberais vindos de diversas cidades do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro cujas decisões fortaleceram o Partido Republicano Paulista (PRP), partido político opositor à Monarquia.

“Surgia nesse encontro uma nova elite poderosa do ponto de vista econômico, receptiva às inovações. Esses fazendeiros-capitalistas fomentaram a introdução de imigrantes europeus, substituindo o braço escravo pelo trabalhador assalariado, aperfeiçoaram os métodos de beneficiamento de produtos agrícolas, investiram capitais na ampliação da rede ferroviária. Sob a prática desta nova mentalidade a fazenda ‘tradicional’ se ajustou à economia e à sociedade ‘modernas’”, explica o pesquisador.

Semana da Convenção Republicana é comemorada em Itu em abril

O Museu

O local onde foi realizada a primeira reunião do movimento republicano se encontra hoje o Museu Republicano de Itu. O espaço foi construído em meados do século XIX e guarda em seu interior um rico acervo de fotos, documentos, objetos e obras de arte, que são a memória do Partido Paulista Republicano.

Ao entrar no antigo Solar de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, você será transportado para o passado e esta sensação vai continuar em cada sala que entrar e a cada objeto que contemplar!

Comentários