Cultura

Publicado: Segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Schola Cantorum de Itu realiza Tributo à Virgem Maria

Concerto acontece na Igreja do Bom Jesus, dia 12.

Crédito: Divulgação Schola Cantorum de Itu realiza Tributo à Virgem Maria
Schola Cantorum de Itu

A Schola Cantorum de Itu, em parceria com a Igreja do Bom Jesus e Secretaria Municipal de Cultura de Itu, realizará o Tributo à Virgem Maria na Igreja do Bom Jesus (Praça Padre Anchieta, em Itu) no dia 12 de outubro (quinta-feira), a partir das 19h30. O grupo apresentará obras musicais do "Mês de Maria", compostas pelo ituano Elias Álvares Lobo (1834 – 1901) para celebrar a devoção à Virgem Maria.

Composta em 1897 em São Paulo, onde vivia o compositor, o "Mês de Maria", é um conjunto de melodias devocionais, em língua portuguesa e latim, escrita para solos, duetos e coro. A maioria das obras foi cantada na Igreja do Bom Jesus (Itu), na igreja de Santa Cecília (São Paulo) e na Catedral de Campinas, onde o compositor atuou. As obras seguem o estilo peculiar de Elias Lobo: melodias simples e em harmonia tradicional, o que revela uma singeleza cativante, no conjunto composicional.

O precioso caderno manuscrito com as melodias de Elias Lobo foi doado ao Museu da Música em 2014 e as obras restauradas. A primeira apresentação foi feita pelo Coral Vozes de Itu.

O evento será realizado após a Missa Cantada pelos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelo Padre Adriano Francisco da Silva. Durante o concerto o ator Nilo Pereira fará a declamação de trechos dos "Poemas à Virgem", escritos por São José de Anchieta, primeira obra poética dedicada a Maria escrita no Brasil. Os poemas foram selecionados do acervo da Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux.

A Schola Cantorum é um grupo de formação em música sacra mantido pelo Instituto Cultural de Itu e tem por regente Paulo Roberto Zeppini.

Serviço:
Tributo à Virgem Maria
Igreja de Senhor Bom Jesus (Itu)
Praça Padre Anchieta (Largo do Bom Jesus)
12 de outubro de 2017 (quinta-feira), Feriado, 19h30
Entrada Franca

Comentários