Cultura

Publicado: Terça-feira, 19 de julho de 2016

Salathiel de Souza lança biografia de Simplício neste sábado

Cerimônia acontece a partir das 10h, no Instituto Legislativo Ituano.

Crédito: Divulgação Salathiel de Souza lança biografia de Simplício neste sábado
A obra é fruto de três anos de pesquisas e entrevistas realizadas por Salathiel

O jornalista Salathiel de Souza lançará a biografia "Simplício: Um Contador de Histórias - Vida e Obra de Francisco Flaviano de Almeida", pela Editora Schoba neste sábado, dia 23 de julho, a partir das 10h, durante uma manhã literária promovida pela Academia Ituana de Letras (ACADIL) em parceria com o Instituto Legislativo Ituano (ILI).

O evento será realizado no auditório do ILI, localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 43, no Centro. A cerimônia contará com a presença do Conjunto Serenoso, formado pelos músicos Diógenes Augusto, José Tabajara dos Santos, José Tatângelo, Júlio Barbosa, Marcelo Vieira e Maurício Chierighini.

A obra, biografia inédita do comediante, é fruto de três anos de pesquisas e entrevistas, realizadas por Salathiel entre 2001 e 2003, que resultaram em seu trabalho de conclusão de curso da faculdade de Jornalismo. Em seus capítulos são abordadas não apenas a vida e a carreira de Simplício, mas também a influência que a chamada "lenda do exagero" obteve enquanto fenômeno de marketing e no turismo local, tratando ainda de alguns aspectos do humor nacional e da história da televisão brasileira. No rol de entrevistados constam figuras ituanas que conviveram com Simplício, alguns colegas de trabalho como José Vasconcelos e Clayton Silva, além dos historiadores Jonas Soares de Souza e Elias Thomé Saliba.

Para o autor a publicação da obra é um sonho muito antigo a ser realizado, uma vez que inúmeras tentativas foram feitas ao longo dos últimos 13 anos. "Fico feliz em fazer a minha parte para a perpetuação da memória desse grande ituano, principalmente levando em conta que estamos no ano em que Simplício completaria o seu centenário de vida", diz Salathiel. Além do lançamento em Itu, estão previstos outros eventos também em São Paulo (SP) e Jundiaí (SP).

Simplício

Itu é conhecida no mundo todo como "a cidade onde tudo é grande". Essa brincadeira, chamada de "lenda do exagero", foi uma criação do ituano Francisco Flaviano de Almeida, famoso no meio artístico como Simplício. O humorista teve passagem vitoriosa pelos palcos de circos e teatros, nas telas do cinema e nas emissoras de rádio e televisão. Simplício foi um dos primeiros humoristas brasileiros a atuar em rede nacional, no programa A Praça da Alegria, veiculado pela extinta TV Tupi.

O comediante passou também pelas emissoras Cultura, Record, Bandeirantes, SBT e Rede Globo. Foi nessa, em 1967, que ele começou a fazer o personagem que divulgava Itu como "a cidade onde tudo é grande" – o que começou como piada mas acabou virando marca da cidade. A "lenda do exagero" foi crucial para o desenvolvimento do município e também causou uma série de polêmicas. Colegas de infância e de trabalho, artistas e estudiosos do humor tecem suas opiniões sobre aquele que colocou Itu definitivamente no mapa mundial.

Sobre o autor

Salathiel Westphalen de Souza é jornalista profissional com 20 anos de carreira. Iniciou suas atividades no jornal católico "A Federação" (Itu/SP) e colabora eventualmente com outros periódicos como o "Jornal Periscópio" (Itu/SP), o "Jornal de Jundiaí" e o "Bom Dia" (Jundiaí/SP).

Desde 2005 é colunista do portal Itu.com.br, tendo seus artigos entre os mais lidos e comentados. Trabalhou no jornal diocesano "O Verbo" (Jundiaí/SP) junto dos bispos Dom Amaury Castanho e Dom Gil Antônio Moreira. Formado em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa), é membro da Academia Ituana de Letras (ACADIL) desde 2011 e ocupa a cadeira no 27 cujo patrono é Dom Gabriel Paulino Bueno Couto. Atualmente é seminarista na Diocese de Jundiaí e cursa o penúltimo ano da Faculdade de Teologia com a esperança de, futuramente, ser ordenado sacerdote. 

Serviço: 
"Salathiel de Souza - lançamento da biografia de Simplício"
Local: auditório do Instituto Legislativo Ituano
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, nº 43, no Centro - Itu/SP
Data: 23 de julho (sábado)
Horário: a partir das 10h
Valor promocional: R$30,00

Comentários