Cultura

Publicado: Sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Restos mortais do Maestro Elias Lobo serão trazidos para Itu

Cerimônia solene será realizada no dia 9 de agosto.

Restos mortais do Maestro Elias Lobo serão trazidos para Itu
O Maestro Elias Lobo faleceu em 15 de dezembro de 1901

Os restos mortais do maestro Elias Álvares Lobo, de sua esposa Isabel de Arruda Lobo e de sua filha Teresa Lobo de Camargo serão trazidos de São Paulo para Itu no dia 9 de agosto (sábado), quando é comemorado o 180º aniversário de nascimento do compositor ituano. Na data, estarão reunidos na cidade dezenas de seus descendentes, que vivem em diversas cidades paulistas, incluindo o produtor cultural e crítico musical Zuza Homem de Melo.

O ponto principal das celebrações será a solenidade de recepção de seus despojos, com guarda de honra, na Igreja do Bom Jesus, às 15h30. Na ocasião a cidade prestará homenagem em sua memória através da palavra da Dra. Maria Lúcia Caselli, do estudante Giovanni Gabaldo (Colégio Almeida Júnior) e de seu bisneto, Marcelo Lobo Rosa. Na ocasião será apresentada sua Breve Missa de Réquiem, recentemente transcrita pelo Museu da Música, a cargo do Coral Vozes de Itu e Orquestra Maestro Tristão Mariano.

Encerrando a solenidade, haverá uma cerimônia de exéquias, conduzida pelo Padre Paulo Eduardo Ferreira de Souza, Pároco da Paróquia São Judas Tadeu.

A solene inumação, no cemitério municipal, será às 17 horas e contará com a participação da Corporação Musical União dos Artistas, executando a Marcha Fúnebre, composta por Elias Lobo. Ali falará o prefeito municipal Antonio Luiz de Carvalho Gomes, que instituirá o 9 de agosto como o Dia Elias Lobo.

Os despojos do maestro ituano serão transferidos para um monumento desenhado pelo engenheiro Jair de Oliveira e que está sendo construído no Cemitério Municipal de Itu. Trata-se de uma caixa de concreto armado que irá abrigar os despojos do compositor, sustentada por três pares de liras de aço. É um marco contemporâneo, minimalista, despojado, assim caracterizado pelo uso do concreto à vista e das liras de aço, cujo desenho remete à atividade musical do homenageado.

O traslado dos restos mortais da família do compositor Elias Álvares Lobo é uma realização da Prefeitura de Itu, Câmara de Vereadores, família Álvares Lobo, Instituto Cultural de Itu, Museu da Música de Itu e Academia Ituana de Letras.

As celebrações dos 180 anos do compositor se iniciaram em março de 2014 com a restauração de suas obras musicais, e incluíram concertos, encontros, distribuição de material para escolas públicas e ações educativas.

Sobre Elias Lobo

Elias Lobo (1834 – 1901) nasceu em Itu e se destacou na música brasileira pela sua ópera A Noite de São João, primeira obra brasileira do gênero, escrita em língua portuguesa, e apresentada no Rio de Janeiro, para o Imperador Pedro II em 1860. É o precursor do uso da língua portuguesa e dos ritmos nacionais na música erudita brasileira.

Elias Lobo foi aluno de Francisco Manoel da Silva, autor do Hino Nacional Brasileiro e o principal professor de piano da compositora Chiquinha Gonzaga.

Republicano histórico, participante da Convenção de Itu, Lobo atuou como compositor e professor de música nas principais cidades paulistas, sendo mestre de capela em Itu, São Paulo, Campinas e Itatiba. Foi o primeiro professor de música do Colégio São Luiz de Itu. Compôs, entre outras obras o Hino Republicano de São Paulo e a ópera A Louca, gravada pela Orquestra da Rádio Nacional. Seu Método de Música foi o primeiro manual utilizado pelas escolas públicas de São Paulo.

Morreu em São Paulo, aos 67 anos, quando ainda lecionava na Escola Normal Caetano de Campos. Respeitadíssimo nos meios culturais brasileiros, Elias Lobo é patrono da Cadeira nº 14 da Academia Brasileira de Música, com sede no Rio de Janeiro, hoje ocupada pela pianista Eudóxia de Barros. Foi também homenageado com nomes de ruas nas cidades em que viveu. Em sua terra é também patrono da sede da Corporação Musical União dos Artistas.

Elias lobo deixou vasta obra musical, grande parte dela preservada no Museu da Música – Itu, que está sendo restaurada e interpretada, nos últimos vinte anos, pelo Coral Vozes de Itu.

O compositor faleceu e foi enterrado em São Paulo em 1901, no mesmo túmulo onde foram enterradas a sua segunda esposa, Isabel de Arruda Lobo e sua filha, Teresa Lobo de Camargo. Os restos mortais deles foram exumados em 16 de julho de 2014 e estão sendo preparados para descansar no cemitério de Itu.

Serviço:
Recepção dos despojos do maestro Elias Lobo em Itu
9 de agosto de 2014

15h – Recepção de autoridades, família e convidados

15h30 – Chegada dos despojos
Igreja do Bom Jesus - Praça Padre Anchieta, s/n
Pronunciamentos e homenagens
Solene ofício de Requiem
Participação Coral Vozes de Itu
Orquestra Maestro Tristão Mariano
(Breve Missa de Requiem - Elias Álvares Lobo)

17h – Cemitério Municipal de Itu
Homenagens
Solene Inumação
Participação - Corporação Musical União dos Artistas
(Marcha fúnebre)

Comentários