Cultura

Publicado: Sexta-feira, 22 de maio de 2015

Projeto sobre Convencionais Republicanos de 1873 terá apoio da USP

Idealização é da equipe de documentação do Museu Republicano

Crédito: Acervo do Museu Republicano/MP/USP Projeto sobre Convencionais Republicanos de 1873 terá apoio da USP
Fotografia do Convencional Tristão Silvério Campos, representante de Itu na Convenção Republicana

O projeto idealizado pelo serviço de documentação textual e iconográfico do Museu Republicano “Convenção de Itu”, denominado Galeria de Retratos dos Convencionais Republicanos de 1873, foi aprovado e receberá fomento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Esta proposta tem como objetivo desenvolver pesquisa sobre a formação da Galeria dos Convencionais do Museu Republicano “Convenção de Itu”, oferecer oficinas para educadores, disponibilizar cadernos educativos e de atividades para desenvolvimento de atividades em sala de aula e para o público em geral.

A Galeria dos Convencionais do Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo é composta por 133 retratos dos representantes dos Clubes Republicanos existentes na Província de São Paulo em 1873 e que se reuniram e Itu em 18 de abril daquele ano. Nesta Convenção foram discutidas as bases da formação e as primeiras ações para a organização do Partido Republicano Paulista (PRP).

A Convenção ocorreu na cidade de Itu e foi sediada na casa de Carlos Vasconcellos de Almeida Prado, posteriormente, adquirida pelo Estado para a instalação do Museu Republicano. A formação da Galeria dos Convencionais, entre os anos de 1923 e 1940, contou com doações, compras e contratações de artistas como Henrique Manzo, Tarsila do Amaral, Oscar Pereira da Silva, José Wasth Rodrigues, entre outros, para pintar os retratos em óleo sobre tela, a partir de fotografias utilizadas como fonte documental. Toda esta tramitação foi registrada e compõe o acervo de documentos textuais, fotografias e de retratos do Museu Republicano “Convenção de Itu”.

Ao propor uma pesquisa documental e desenvolvimento de materiais pedagógicos sobre a formação da Galeria dos Convencionais, a supervisão do Museu Republicano, os serviços de documentação e educativo do Museu Republicano esperam contemplar a demanda por informações acerca da Convenção de Itu e sobre a formação do acervo do museu.

Serviços:
Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP
Rua Barão do Itaim, 140, Centro, Itu – SP.
Funcionamento: de segunda a terça-feira, das 8h às 17h.

Museu Republicano “Convenção de Itu”.
Rua Barão de Itaim, 62, Centro, Itu-SP
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Telefone: (11) 4023-0240

Comentários