Cultura

Publicado: Quarta-feira, 12 de abril de 2017

Projeto Guri promove 2ª edição do Concurso Musical de Composição

Interessados podem se inscrever de 17 de abril a 5 de maio.

Projeto Guri promove 2ª edição do Concurso Musical de Composição

Para incentivar a criatividade de crianças e adolescentes, o Projeto Guri – maior programa social brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – promove a 2ª edição do Concurso Musical de Composição. As inscrições serão abertas dia 17 de abril e vão até o dia 5 de maio. A competição abrange todos os estilos musicais e é destinada a alunos (as) de todas as idades, que frequentam os polos do interior, litoral e Fundação CASA.

“É uma ação que incentiva o protagonismo infantojuvenil na criação musical e o encontro com outros colegas para uma mobilização criativa e autoral”, define Mariana Furquim, Assessora de Projetos Especiais do Guri e responsável pela gestão do concurso. “Realizamos a competição pela primeira vez em 2016, envolvendo diretamente os(as) alunos(as) na comemoração dos 21 anos do Projeto Guri. Tivemos 237 músicas inscritas. Foi maravilhoso ver tanta inspiração. A ideia agora é ampliar a participação”, disse.

Para participar do concurso, cada indivíduo ou grupo – de até 12 integrantes – deve entregar uma composição autoral e inédita, de tema livre, com até 3 minutos de duração. Este ano, os alunos deverão se inscrever em duas categorias: a primeira, infantil, para crianças de 6 a 11 anos; e a segunda, infantojuvenil, para adolescentes e jovens de 12 a 21 anos. A decisão de criar duas categorias busca equilibrar o concurso (todos os membros do grupo inscrito devem pertencer à mesma faixa etária).

Ambas as faixas etárias serão premiadas. O primeiro colocado de cada categoria receberá um workshop voltado à carreira artística, com um profissional renomado do meio musical. O segundo, um kit do acervo do Guri, com até 12 obras. Primeiro, segundo e terceiro colocados ganharão R$70 em crédito na loja virtual do Guri. Lá, eles poderão escolher itens como camisetas, canecas e capas para celulares.

Com a música ‘Minha História’, Viviane Nukamoto dos Santos foi a vencedora da edição 2016 do concurso, uma das ações que celebrou os 21 anos do Projeto Guri. Em 2017, o tema será livre. “Costumo me inspirar em fatos do cotidiano, situações pelas quais passo, ou que presencio alguém passar. Começo sempre imaginando como seria a música inteira, imagino melodias, harmonias e ritmos. Para facilitar esse processo, gosto de imaginar os timbres formados pela junção dos instrumentos”, revelou a campeã, aluna do Grupo de Referência de Araçatuba – Camerata de Violões.

Quer participar? Confira dicas e instruções:

O que é uma composição musical?
Entende-se por composição a combinação de silêncios e sons em diferentes dinâmicas e timbres dentro de um espaço de tempo, seja instrumental ou com letra.

Como será a inscrição?
A música a ser inscrita deve ser registrada em áudio ou vídeo, com boa qualidade sonora, e disponibilizada por meio de um link no formulário de inscrição, seja do Youtube, Soundcloud, Vimeo ou outros sites similares de divulgação de música. Cada aluno (a) pode participar com apenas uma composição.

Como será a avaliação?
Em 2017, cada regional fará uma pré-seleção, indicando três composições por categoria. Após essa etapa, as composições serão avaliadas por um Comitê de Avaliação e Seleção multidisciplinar, composto por profissionais da Amigos do Guri, que seguirão os seguintes critérios:

• Materiais Sonoros: Exploração e manipulação com riqueza dos elementos sonoros;
• Forma: Conexão entre as partes: desenvolvimento da forma da música;
• Fluência: Domínio do discurso com desprendimento e propriedade;
• Originalidade: Inovação dentro do estilo musical proposto;

Confira o regulamento do concurso: http://www.projetoguri.org.br/novosite/regulamento-2-concurso-musical-de-composicao.pdf

Para se inscrever preencha o formulário na página do Projeto Guri: http://www.projetoguri.org.br/cadastro-concurso-musical-de-composicao/

Comentários