Cultura

Publicado: Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Projeto cultural Schola Cantorum de Itu será inaugurado sexta

Missa inaugural acontece na Igreja do Bom Jesus, às 18h.

Projeto cultural Schola Cantorum de Itu será inaugurado sexta
A primeira parte do projeto, que conta com apoio de todos os párocos de Itu, será o Núcleo de Formação em Música e Liturgia

O Instituto Cultural de Itu, associação cultural sem fins lucrativos, mantenedora do Museu da Música - Itu está criando um novo projeto cultural, a Schola Cantorum (lê-se escola cantorum) que se traduz do latim por “escola de cantores”. O projeto será instalado nesta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, com Missa Inaugural às 18 horas, celebrada pelo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Candelária, Padre Francisco Carlos e Mons. Durval de Almeida, reitor da Igreja do Bom Jesus.

A iniciativa partiu de uma parceria entre o Instituto Cultural de Itu e a Paróquia de Nossa Senhora Candelária a fim de criar um processo de formação continuada para cantores da Igreja, estimulando o Canto Gregoriano, a valorização da música sacra tradicional e o estímulo à melhoria do trabalho que já é realizado por cantores nas diversas paróquias da cidade.

O projeto é de grande interesse para a Igreja, para desenvolver a formação musical dos colaboradores que já atuam e dos que desejam atuar na música sacra, que é parte integrante da liturgia, bem como para o Museu da Música, que guarda grande acervo de obras sacras europeias e produzidas em Itu, que têm sido recuperadas e cantadas pelo Coral Vozes de Itu nos últimos anos.

A primeira parte do projeto, que conta com apoio de todos os párocos de Itu, será o Núcleo de Formação em Música e Liturgia, que visa oferecer formação musical e litúrgica aos leigos das paróquias e comunidades católicas da cidade.

Núcleo de Formação em Música e Liturgia

A formação para equipes de canto, salmistas, cantores, instrumentistas e leigos (crianças, jovens e adultos) que já atuam na Igreja ou que querem aprender terá início com as aulas em 4 de março. O núcleo iniciará suas atividades proporcionando quatro tipos de formação: em canto, teclado, violão e canto coral infantil. Disciplinas como liturgia, teoria musical, técnica vocal, técnica instrumental e canto coral irão compor os cursos. Os encontros acontecerão às quartas e sextas-feiras, na Igreja do Bom Jesus, entre 19h30 e 21h30. Para as formações de violão, teclado e canto coral infantil existe a possibilidade de aulas no período da manhã ou tarde, conforme a formação de turmas.

Os interessados deverão se inscrever nas secretarias das paróquias de Itu (até 28 de fevereiro), preenchendo a ficha de inscrição e carta de apresentação do pároco, pois a formação é específica para quem atua na Igreja. O investimento mensal será de R$ 50 (por curso) sem taxa de inscrição.

Estarão no corpo docente do núcleo o Padre Paulo Eduardo Ferreira de Souza e Gustavo Boni (liturgia), Fátima Oliveira (técnica vocal), Paulo Zeppini e Luís Roberto de Francisco (canto coral), Felipe Boni (teoria musical e canto coral infantil), Ari Mendes (violão), Ricardo Oliveira (teclado) e Luís Roberto de Francisco (harmônio). A coordenação pedagógica está a cargo de Felipe Boni e a coordenação administrativa é de Rodrigo Cristofoletti. A coordenação geral é dos Padres Francisco Carlos Rossi e Durval de Almeida. A formação se dará em módulos semestrais.

Schola Cantorum de Itu

Os cantores inscritos no Núcleo de Formação já participarão de cerimônias na Semana Santa, cantando salmos em melodias oficiais e tradicionais da Igreja, dando início à Schola Cantorum de Itu, que também atenderá as solenidades litúrgicas das paróquias da cidade. Os professores também participarão cantando em diversas atividades religiosas e artísticas, como a Missa Inaugural do projeto e a abertura da mostra “Tesouros da Igreja Matriz de Itu”, além da própria Semana Santa. A direção musical do grupo está a cargo de Luís Roberto de Francisco.

O projeto Schola Cantorum conta com apoio do Museu da Música - Itu, que abriu seu acervo para uso de colaboradores e alunos, bem como do Coral Vozes de Itu e da Igreja do Bom Jesus, que sediará a formação.

Espaços restaurados na Igreja do Bom Jesus

Todo o projeto ocupará algumas salas da Igreja do Bom Jesus, espaços já restaurados em 2013 por iniciativa do Mons. Durval de Almeida. As antigas instalações da Casa do Capelão da igreja, depois ocupadas pela biblioteca e quartos, pelos Jesuítas, foram limpas, estão sendo pintadas e adaptadas para a instalação da Schola Cantorum por um grupo de voluntários do Museu da Música e da comunidade do Bom Jesus.

Os espaços do coro da Igreja também servirão como salas de aula, ensaio e formação aos participantes. Segundo técnicos do IPHAN, convidados a orientar a adaptação, a melhor atitude diante dos espaços é a ocupação com projetos dessa natureza, bem como permitir a circulação da comunidade, que valorizará cada vez mais a preservação desses espaços.

Serviço:
Schola Cantorum e Núcleo de Formação em Música e Liturgia - Itu
Inscrições: De 7 a 28 de fevereiro
Local: Secretarias das paróquias de Itu
Início das Aulas: 4 de março, às 19h30, na Igreja do Bom Jesus
Mais informações: [email protected]

Comentários