Cultura

Publicado: Segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Primeiro Fórum Informal de Cultura é realizado em Itu

Evento reuniu artistas e realizadores culturais da cidade.

Crédito: Lana de Oliveira Primeiro Fórum Informal de Cultura é realizado em Itu
O debate durou quase três horas, discutindo e analisando diversos aspectos da cultura em Itu

Realizado no domingo, dia 24 de agosto, o Fórum Informal de Cultura reuniu no Galpão IV uma diversidade de artistas e realizadores de cultura de Itu, seguindo o tom de uma reunião simples, objetiva e democrática. Entre os integrantes muitas pessoas novas do cenário cultural, que acabaram se conhecendo. A reunião teve como pauta entender e alinhar com o Sistema Nacional de Cultura (SNC).

O debate durou quase três horas, em roda, e foi transmitido ao vivo pela internet, discutindo e analisando diversos aspectos de conjuntura possíveis em relação a como é hoje a cultura na cidade; como são aplicadas as verbas; de que forma elas são aplicadas; a quem beneficia esse modelo de gestão do Conselho de Cultura, entre outros questionamentos.

Num segundo momento, o debate evolui para uma análise sobre como fazer alterações na lei atual, de forma a abranger mais e mais artistas atuantes de Itu e região, conforme o Guia do SNC, que evidencia a importância de incluir a sociedade no processo.

Seguindo a linha de raciocínio de cultura como conceito antropológico, como ferramenta de debate e disputa de consciência, foi pontuado a cultura como o alicerce de uma nova sociedade e uma nova relação entre poder popular e estado que envolva muito mais diálogo, muito mais compreensão e muito mais inclusão.

O encontro resultou na organização de dois grupos de estudos: o Jurídico e o de Agitação e Propaganda, que traçaram estratégias e agendaram os próximos encontros e ações a serem realizadas. Na visão dos participantes, o evento foi muito produtivo, pois agora eles têm de onde partir pra escrever a Lei Municipal de Cultura como querem.

Comentários